Hoje é o dia de resetar a internet e se proteger contra a vigilância

05/06 - Aplicativos e diversos programas para bloqueio e criptografia estão disponíveis na página da campanha capitaneada pela Fight for the Future (FFF).

05/06/2014 – A campanha Vamos resetar a internet, lançada pela Fight for the Future (FFF), tem como proposta sensibilizar e instrumentalizar usuários e desenvolvedores para que se protejam contra o vigilantismo na rede. “Não há mais o que esperar. É hora de cada um de nós dar um passo a uma internet melhor e a um mundo melhor. Políticos não vão proteger nossa privacidade”, diz um texto da FFF.

A orgnização ressalta: “Privacidade não tem nada a ver com algo que tenhamos para esconder, mas com o nosso direito de sermos nós mesmos. Tem a ver com nós querermos ou não viver em um mundo com liberdade de expressão, com nos importarmos com o futuro da democracia no mundo”.

No site da campanha – https://pack.resetthenet.org – há orientações do que fazer, apps e programas para baixar nos diversos devices tecnológicos. Para ter acesso ao acervo, basta cadastrar seu e-mail. Depois é só baixar programas para celulares, como ChatSecure ou RedPhone; ou programas de proteção a senhas como Unique Passwords ou DoubleProtection. Há ainda soluções de proteção para sistemas MAC, Linux e Windows; aplicativos para Androide e IPhone, entre tantos produtos livres que incluem criptografia.