13/4/2009 — O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) realizou um levantamento com 20 empresas de tecnologia — sendo 14% operadoras de telefonia móvel, 33% fabricantes de de eletroeletrônicos e 53% fabricantes de equipamentos de informática — para avaliar a política de descarte e reciclagem de seus produtos. A pesquisa foi feita por meio de questionários enviados a cada uma delas. E com dados coletados por meio de contato com o Servido de Atendimento ao Consumidor (SAC). O SAC é o caminho pelo qual qualquer consumidor deveria obter informações sobre a devolução de equipamentos usados e sua reciclagem.
A partir do levantamento dos dados, o instituto definiu critérios de pontuação e fez um ranking entre as empresas, com pontuações que vão de 0 a 5. As melhores notas ficaram com as empresas que apresentaram, nas respostas ao questionário enviado pelo Idec, evidências de que implantaram ampla política de gestão de resíduos, além de possuírem diversos canais de fácil acesso ao consumidor: Motorola, TIM, Vivo, HP e Claro.
As piores pontuações ficaram para as empresas que multinacionais que adotam padrões diferentes nos países de origem e seguem exclusivamente as leis locais. O Brasil não tem uma política geral para tratar esses equipamentos. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), formulado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2007, ainda não foi aprovado pelo Congresso. Sem este marco legal, cada cadeia produtiva cria leis específicas, mais ou menos sujeitas à pressão das empresas. As empresas que demonstraram menor preocupação com o meio ambiente e com a informação prestada ao consumidor, pelo critério da pesquisa, foram: Itautec – que recebeu a classificação média -, Philips, Dell, Samsung e Positivo – que receberam a classificação ruim. Veja por quê aqui.
Houve empresas que sequer responderam o questionário, portanto não foram incluídas no ranking: Acer, Apple, BenQ, CCE, Lenovo, LG, Nokia, Panasonic, Semp Toshiba e Sony. Embora tenha participado da pesquisa, encaminhando o questionário preenchido, a Gradiente não foi incluída porque não oferece as informações no SAC (só há uma gravação que remete o consumidor ao e-mail atendimento@gradiente.com, com o qual o Idec tentou contato, mas não obteve resposta). O Idec fez um quadro com os telefones de cada SAC e o retorno que obteve ao entrar em contato com eles. Está aqui.
A pesquisa completa, com as informações disponibilizadas pelas empresas e detalhes sobre a política de reciclagem de resíduos eletrônicos de cada uma dela pode ser encontrada no site do Idec. (Da redação, com informações da assessoria de imprensa)