Da redação, com assessoria de imprensa
13/01/2014 – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao lado do governador Simão Jatene e do prefeito Zenaldo Coutinho, inaugurou semana passada (09), em Belém, na sede do instituto de Artes do Pará (IAP), a Incubadora Pará Criativo. O local é o primeiro da Rede de Incubadoras Brasil Criativo.
A incubadora vai estimular empreendimentos de música (do tecnobrega ao carimbó), de biomas amazônicos, gastronomia paraense, danças populares, biojóias, design indígena, desenvolvimento de games, entre outros.
Principal programa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (Minc), a Rede de Incubadoras Brasil Criativo prevê investimento de R$ 19,4 milhões. Até junho, mais 12 capitais vão ganhar incubadoras de empreendimentos culturais.
A Rede vai oferecer aos agentes culturais cursos e consultoria em inovação, empreendedorismo, planejamento estratégico, assessoria contábil, assessoria jurídica, de comunicação e marketing, e acompanhamento contínuo. Também balcões de crédito, formalização, formação técnica, realização de cursos e uma área para trabalho colaborativo. As atividades serão desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.
São parceiros do programa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, APEX, SEBRAE, SENAC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, e universidades.