Da redação
06/05/2013 – O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, participou na sexta-feira (03), juntamente com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, da inauguração do Telecentro Maré, em Niterói. O telecentro tem capacidade para atender 10 alunos por vez, e é direcionado à comunidade de pescadores e aquicultores da região.
Os pescadores terão oficinas de técnicas de pesca e noções ambientais nos telecentros. Serão oferecidos cursos de informática básica, intermediária e avançada, que incluem processador de textos, planilhas e apresentações de slides. “O computador, hoje em dia, é um bom professor. No Telecentro Maré, os pescadores e aquicultores fluminenses vão ter acesso a formação e qualificação profissional”, declarou Crivella.
Participaram do evento o presidente da Fiperj, José Bonifácio Novellino; o subsecretário de estado da Pesca e Aquicultura, Marco Botelho; o presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Pugas; o presidente da Colônia de Pescadores de Niterói e São Gonçalo, Gilberto Alves; secretários municipais; representantes da Universidade Federal Fluminense; da Associação Livre dos Maricultores de Jurujuba; da Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado de Peixe São Pedro; além de pescadores e aquicultores da região.
Atualmente existem 210 telecentros implantados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura ou através da parceria entre o MPA e o Ministério das Comunicações. Os telecentros atendem a todas as regiões brasileiras, e têm computadores, internet, entre outros recursos. O telecentro de Niterói será administrado pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).