Incêndio nas favelas paulistanas: ativistas lançam mapa colaborativo

12/09 - Aplicativo em código aberto importa dados de bases públicas e já reúne informações desde 2004. Desenvolvedores estão convidados a colaborar.

12/09 – Um mapa da cidade de São Paulo com informações sobre focos de incêndio desde 2004 foi elaborado pela ativista Patrícia Cornils, com o objetivo de se tornar um repositório aberto e compartilhado de informações em tempo real. O aplicativo é “uma tentativa de investigação dos incontáveis incêndios que acontecem nas favelas paulistanas – em escala que não se vê, aparentemente, em outros lugares. Tudo o que é feito, por ora, é a projeção dos dados dessa planilha pública sobre o mapa de São Paulo”, explica Patrícia.

O mapa tem código aberto — essencialmente Python e Javascript — e está hospedado no Github. Programadores e designers estão convidados a ajudar a desenvolver o app. Mas qualquer cidadão pode colaborar alimentando a planilha, que é de acesso público. Os dados são importados para este aplicativo automaticamente, com atraso de algumas horas.

Alguns cuidados na hora de inserir ocorrências:

    – Certifique-se de que a entrada já não foi cadastrada. Caso já exista, apenas atualize-a com dados suplementares, se os tiver;
    – Preencha tantos dados quanto puder encontrar, toda informação é valiosa. Os dados mínimos são de data, endereço e fonte da notícia;
    – Os campos com importâncias numéricas, tais como número de vítimas, casas destruídas, etc, cadastre como valores numéricos sempre que possível, em vez de texto corrido;
    – Para preencher a coluna mapa, localize o ponto da ocorrência no Google Maps, centralize-o na tela, clique no botão de geração de link (um clipe) e selecione a URL gerada (com opção URL curta desativada). Cole na planilha.

Patrícia pede que quem puder conseguir dados de fontes oficiais, como bombeiros e defesa civil, entre em contato com o projeto.

Para ver o mapa: http://fogonobarraco.laboratorio.us

Mais informações: fogofavela@gmail.com