O GSMA, fórum que congrega operadores e fabricantes de todo o mundo, lançou hoje, na Ásia, o seu “Manifesto Verde”, que estabelece metas da indústria móvel para reduzir as emissões de gás carbônico. Conforme o documento, a intenção é reduzir 40% as emissões de gás, por conexão, até 2020, com base em 2009. Essa meta cobre todas as emissões que estão sob controle das operadoras móveis, incluindo consumo de energia, rede, prédios e transporte.
O objetivo da indústria é o de manter-se neutra em sua cota de carbono, visto que as projeções indicam que, em 2020, deverão estar conectados 8 bilhões de celulares em todo o mundo. A intenção é fazer com que, mesmo com o crescimento de 70% das conexões, a emissão de gases da indústria móvel mantenha-se em 0.5% do total das emissões de 2020.
Cada segmento industrial se comprometeu com as metas lançadas no manifesto. Os fabricantes de aparelhos terão que reduzir a energia consumida – em standby ou em uso – em 40% até 2020. Os fabricantes de equipamentos de rede, por sua vez, terão que reduzir as emissões também em 40% até 2020. ( Do Tele.Síntese).