Com assessoria de imprensa
26/08/2014 – O FalaCultura, projeto independente mantido por jovens e que busca usar a tecnologia de forma criativa para incentivar o acesso à cultura, lançou a plataforma SP Cultural (http://spcultural.org), que busca mapear todos os espaços dedicados à cultura na cidade, incluindo teatros, museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas e galerias.
Entre os 600 espaços cadastrados, há 120 bibliotecas, 82 galerias de arte, 35 museus e 206 teatros. O usuário pode filtrar sua busca por categoria ou fazer uma pesquisa por região, e cada local traz uma descrição das atividades desenvolvidas, imagens, endereço, horário de funcionamento, e link para o site e redes sociais. É possível também calcular rotas para chegar nos locais de bicicleta, transporte público, de carro ou a pé. Todo material da plataforma dialoga com o conteúdo do blog FalaCultura (http://falacultura.com/blog/), que traz reportagens e artigos do mundo das artes.
O objetivo da iniciativa é divulgar diferentes equipamentos e movimentos culturais em São Paulo, incentivar as pessoas a explorarem a cultura em seus bairros e proximidades e dar visibilidade aos diversos espaços de cultura espalhados pela cidade.
O SP Cultural foi lançado em formato beta em maio de 2014, passando por avaliação dos usuários, que enviaram sugestões. A partir dessa fase inicial, a plataforma foi expandida e ganhou novas ferramentas de participação dos usuários.
Agora, cada um dos espaços pode ser avaliado pelos usuários, que podem deixar comentários e mesmo fotos que tiraram no espaço. Também aumentou a integração do mapa com a Agenda Cultural Aberta (http://spcultural.org/agenda-cultural/), onde qualquer usuário pode cadastrar seus eventos, possibilitando que peças de grupos amadores, exposições de coletivos de artistas e outras iniciativas independentes sejam divulgadas ao público.
Atualmente, o projeto busca viabilizar um aplicativo móvel que aproveite o conteúdo do site, e levar a iniciativa para outras capitais.