instala > celular maneiro
Garimpamos, pra você, o que está sendo lançado de mais bacana no mercado de aplicativos gratuitos ou baratinhos.
ARede nº 99 – julho/agosto de 2014
CIDADÃO ONLINE
Gratuito
Mais uma linha direta com o poder público. O usuário pode enviar reclamações sobre buracos, vazamentos nas ruas, focos de dengue etc. Cada ocorrência vai para o órgão da prefeitura responsável pelo assunto. Por enquanto, seis cidades implantaram o serviço: Adamantina, Andradina, Borborema, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito e Porto Feliz, todas em São Paulo.
FOTOLIA INSTANT
Gratuito
Espécie de banco de imagens colaborativo, o aplicativo distribui material de fotógrafos amadores e paga pelas contribuições que recebe – caso as fotos sejam usadas por terceiros. Os brasileiros também podem vender suas fotos e, quem sabe, iniciar uma carreira internacional. Mas fica a dica: fotos óbvias de flores e animais costumam ser rejeitadas sem dó, nem piedade.
BEAMIT
Gratuito
De que forma um mensageiro instantâneo pode evoluir? Este aqui foca a troca de fotografias. Traz recursos para que as pessoas compartilhem e naveguem por álbuns de fotos dos amigos. As trocas conservam a resolução original das imagens, para garantir os detalhes. Onde a conexão é ruim, o usuário faz comentários que serão compartilhados depois, quando houver sinal.
IBM ROTA ACESSÍVEL
Gratuito
Desenvolvido em parceria com a AACD, o aplicativo foi criado para que os cidadãos registrem problemas que limitem o trânsito de pessoas com deficiência nas ruas. É possível registrar queixas ou elogios sobre vagas especiais, calçadas, faixas de pedestres, guias rebaixadas, semáforos de pedestres, sinalizações tátil e visual, entre outras coisas.
Mande pra gente a sua dica de aplicativo – arede@arede.inf.br.
Ou publique lá na nossa timeline – facebook.com/RevistaARede