Instituto Crescer lança instrumento que mede inovação escolar

21/05 -  Ferramenta online está disponível para todos que queiram avaliar suas competências no uso de tecnologia dentro da sala de aula

Da Redação

21/05/2014 – Apoiado na crença de que “a escola que inova e promove uma educação de qualidade apoiada pelas tecnologias digitais”, o Instituto Crescer para a Cidadania desenvolveu um instrumento para que cada instituição de ensino possa avaliar de que forma está usando as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e quais suas possib ilidades de melhoria nesse campo.

Composto por questões referentes ao ambiente pedagógico e ao adminstrativo, o questionário criado pelo Instituto tem o objetivo de “contribuir com gestores, de escolas públicas e privadas, na reflexão sobre a escola que eles têm em mãos e a planejar estratégias de intervenção e de investimento em tecnologias digitais que, por meio da inovação, venham a apoiar a promoção de uma educação de qualidade”.

A metodologia incentiva a constituir um grupo de trabalho formado pelos diferentes atores que fazem parte da comunidade escolar: gestores, professores, alunos, funcionários, pais e comunidade.

“A avaliação participativa é importante para que todos que fazem parte dessa comunidade escolar possam se sentir corresponsáveis pelo projeto ou programa e pelos encaminhamentos previstos no decorrer de sua implementação”, diz Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.

As questões devem ser respondidas em três categorias: sempre, às vezes e nunca. A categoria “sempre” indica as melhores práticas.  Assim, os resultados que constarem das categorias “às vezes” e “nunca” são os que merecem atenção, para identificação de falhas, dificuldades, e definição de estratégias que gerem melhoria.

O instrumento, gratuito e online, já está disponível em http://educartec.org.br/avalie-se