Escrito por Rafaela Melo
08/07/2013 – Durante o FISL14, participantes e representantes de diferentes comunidades e grupos de diferentes países que integram a RISoL (Rede Internacional de Software Livre) se reuniram para discutir demandas, firmar novas parcerias e propor ações. A RISOL, que tem dois anos de existência, surgiu a partir de convênios firmados no durante a quinta edição do fisl, o CONSEGI de 2008 e o Acordo Atlântico (no FISL12).
E no último FISL, durante a realização de mesa com diversas organizações da sociedade civil, “tornou-se clara a necessidade de organizar e coordenar globalmente, mas agir localmente e assim surgiu a ideia da criação de Rede Internacional de Software Livre”, afirma Ramón Sánchez do Iniciativa Focus da Espanha.
A Rede Internacional de Software Livre, tem como princípios a adesão voluntária e aberta de entidades de Software Livre reconhecidas pelos seus pares, a autonomia e independência pública de seus associados, a associação em rede deve ser um meio e não um fim em si mesma e os membros tem apoio automático sem consulta quando cumprem as premissas aprovadas pela associação.
Durante as duas reuniões realizadas nos dias (4 e 5 de julho durante o FISL14) estiveram presentes 11 representantes das seguintes associações: Latinux, Iniciativa Focus, Solar, Cesol, ASLE, Cadesol e ASL, reunindo um total de 14 diferentes representantes.
Quem integra a RISoL?
ASL (Associação Software Livre do Equador)
SoLAr (Software Libre Argentina)
LATINUX ORG (México, Venezuela, Colômbia e Peru)
Asociación Formación, Cultura y Solidaridad, – Iniciativa Focus, España
CISOL (Congreso Internacional de Software Libre), Zacatecas, México
CESoL (Centro de estudios de Software Libre), Uruguay
CTL (Centro de tecnologías libres), Chile
SLE (Software Livre Educacional), Brasil
CADESOL (Cámara de Empresas de Software Libre), Argentina
COSIT AC, México
COSOLIG (Comunidad de Software Libre Garcilasina) Univeridad Inca Garcilaso de la Vega, Perú.
COS (Centro Open Source), Perú
SLGT – (Software Libre Guatemala)
MISOL (Misiones Software Libre), Argentina