Internet a 1 Mbps para todos, na Finlândia.

Entrou ontem em vigor a lei que obriga o Estado finlandês a universalizar o acesso à internet a 1 Mbps.

02/07/2010

Desde ontem, 1º de julho, a Finlândia se tornou o primeiro país do mundo a transformar o acesso à internet em alta velocidade em um direito de todos os cidadãos. “A partir de hoje, entra em vigor a obrigação de universalizar o acesso à internet a 1 Mbps”, afirmou à France Presse Olli-Pekka Rantala, diretor de serviços de redes de comunicação do Ministério dos Transportes e Comunicações.

Até 2015, o governo finlandês promete conectar toda a população a uma velocidade de 100 MB/s. As informações são da agência BBC Brasil.

Pela lei da Finlândia, todas as empresas de telecomunicação do país estarão obrigadas a oferecer o serviço à população. A ministra das Comunicações filandesa, Suvi Linden, afirmou que a nova lei foi aprovada porque a internet vai além das atividades de entretenimento. “Nós consideramos o papel da internet na vida dos finlandeses. Serviços de internet não têm mais a função de apenas entreter”, disse Linden. “A Finlândia trabalhou duro para desenvolver uma sociedade informatizada e, dois anos atrás, percebemos que nem todos tinham acesso.”

O país nórdico é um dos mais conectados do mundo: lá, mais de 95% das residências estão ligadas à web. O governo finlandês, aliás, lançou um programa para conectar todos os lares por fibra óptica. O objetivo desse plano é que praticamente a totalidade (mais de 99% da população) das residências, escritórios e administração pública estejam a menos de 2 quilômetros de um cabo óptico de 100 Mbps. (Com informações da France Presse e da BBC Brasil)