Durante 30 horas, dos dias 10 para 11 de novembro, 45 pessoas
(universitários, em sua maioria), distribuídos em 14 grupos,
programaram ininterruptamente. Eles participavam do Game Jam Brasil,
gincana montada para desenvolver jogos para a plataforma do laptop XO,
da OLPC. No dia 11, um comitê avaliador formado por 25 crianças de
escolas públicas da cidade jogaram os oito games produzidos para o XO,
e escolheram o Pong. Segundo a professora Junia Coutinho Anacleto, do
Laboratório de Interação Avançada, da Universidade Federal de São
Carlos (LIA-UFSCar), a equipe vencedora receberá um XO-B4 da OLPC. O
evento foi uma iniciativa conjunta do LIA-UFSCar e do Laboratório
Intermídia da USP, com participação do grupo de desenvolvimento de
jogos FoG-USP e do LSI-USP, com o apoio oficial da OLPC e da empresa de
capital de risco Adrenax. O objetivo da gincana foi despertar o
interesse de desenvolvedores de jogos no XO e estimular a criação de
novos aplicativos para o projeto Um Computador por Criança (UCA). Os
oito jogos criados na gincana ainda são protótipos, mas todos já rodam
no XO.
http://wiki.laptop.org/go/Game_Jam_Brasil – Para informações sobre o evento e os grupos participantes, e download dos games.