Denúncia pelo Facebook

Isadora Faber ganha milhares de seguidores por mostrar os problemas da instituição onde estuda

30/08/2012 – A jovem Isadora Faber, de 13 anos, se tornou um exemplo na internet ao criar no Facebook uma página onde publica fotos e textos sobre sua escola. Estudande do ensino fundamental na escola pública municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis, ela usa a rede social para mostrar as condições em que se encontram as salas de aula, a quadra poliesportiva, o estado de portas, ventiladores, bebedouros e outros equipamentos da escola onde estuda.

O primeiro post do Diario de Classe SC, de 11 de julho, foi uma foto mostrando o vandalismo no banheiro feminino. Depois ela registrou fios desemcapados, banheiros sujos, fechaduras quebradas e até a qualidade das refeições. Ao longo dos quase dois meses de publicações, podemos ver a menina reclamando de possíveis represálias por parte de funcionários e colegas da escola e descrever uma situação em que a falta de aulas e professores é rotina.

Mas o site vai além das críticas. Isadora registra também as mudanças, para a melhor, testemunhadas, como o reparo do bebedouro, e sugere que alunos de outras escolas façam o mesmo que ela para incentivar a melhor do ensino público no país.

No dia 27/08, a página da menina tinha 2.388 seguidores. Após notícias divulgadas em portais de notícias, o perfil repercutiu na internet e, às 17h30 de 30/08, conta 183 mil. A prefeitura de Florianópolis divulgou nota afirmando que está tomando providências para sanar os problemas apontados por Isadora.