Kits de telecentros do Telecentros.BR vão usar o sistema de gestão Metasys

{jcomments on}O sistema é aberto, mas foi adquirido comercialmente, pelo Ministério das Comunicações, à International Syst.

01/09/2010

O Telecentros.BR decidiu adotar em seus telecentros o sistema de gestão Metasys Monitor, da International Syst, usado nos kits de telecentros adquiridos pelo Ministério das Comunicações (Minicom) e implantados em mais de 5 mil municípios. Foi o Minicom que licitou, também, os kits a serem instalados nos pontos de acesso do Telecentros.BR.

O Metasys é uma plataforma livre, mas comercial. De acordo com Cristina Mori, coordenadora executiva do Programa de Apoio à Inclusão Digital nas comunidades do Telecentros.BR, a licitação realizada em 2007 para a aquisição desses kits exigia que, utilizando uma distribuição livre, a empresa garantisse a manutenção do sistema operacional. E essa garantia de manutenção determinou a escolha do sistema.

Cristina informou que o Minicom ficou com o código do sistema, apelidado exatamente de Minicom, e, a partir dele, vai monitorar os equipamentos em uso nos telecentros do projeto. Além dos computadores novos distribuídos nos kits, o Telecentros.BR vai usar equipamentos recondicionados, que serão gerenciados remotamente pelo software público Cacic. Dos telecentros com cadastros homologados pelo Telecentros.BR, 41% cadastram seus usuários. Desses, metade utiliza algum sistema de gestão.