08/09/2009 – A Câmara dos Deputados vai iniciar uma discussão sobre medidas para tornar as lan houses centros de cultura digital, com ambiente profissionalizado e apoio de instituições públicas. Os parlamentares afirmam que o país já conta com mais de 90 mil lan houses, cujo funcionamento, mesmo de forma desordenada, tem contribuído para o processo de inclusão digital. Segundo pesquisas, as lan houses respondem por mais de 40% dos acessos à internet no país.
Convidados
Foram convidados para o debate o presidente da Associação Brasileira dos Centros de Inclusão Digital, Mário Brandão; o orientador da lan house Conjunto Antares na zona oeste do Rio de Janeiro, Anderson Luis Balbino de Sousa; o diretor administrativo da Associação Brasileira dos Centros de Inclusão Digital, Rafael Maurício da Costa; os diretores da RadiumSystems, Rodrido Lara Mesquita e Oswaldo Gouvêa de Oliveira; e o professor da Escola de Direito da Fundação Getúllio Vargas (FGV), Ronaldo Lemos.
O debate foi proposto pelos deputados Eduardo Gomes (PSDB-TO), presidente da comissão, e Otavio Leite (PSDB-RJ). A audiência está marcada para as 10 horas no plenário 13. (Tele.Síntese)