Lauermann vence eleição em Novo Hamburgo e deve manter projetos de TI e inclusão digital

05/03 - Com a eleição do petista, a prefeitura dá continuidade à criação de infraestrutura de anel óptico.

Fatima Fonseca, do Wireless Mundi

05/03/2013 – O candidato do PT Luis Lauermann venceu a nova eleição realizada ontem (domingo, 3) em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com 55,84% dos votos válidos e deve dar continuidade ao projeto de transformar o município em uma cidade inteligente. Lauermann vai suceder o também petista Tarcísio Zimmermann (PT), que foi reeleito nas eleições de outubro de 2012, mas não pode assumir o novo mandato, porque teve o pedido de sua candidatura à reeleição indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE-RS), com base na Lei da Ficha Limpa.

Lauermann disputou o novo pleito com o peemedebista Paulo Roberto Kopschina, que obteve 44,16%. Zimmermann foi considerado inelegível por ter sido condenado por “conduta vedada a agente público”, em 2004. Naquele ano, durante a campanha para seu primeiro mandato, ele participou do lançamento de uma obra do governo estadual, a convite do então governador Germano Rigotto (PMDB). No dia 30 de agosto de 2012, o TRE-RS indeferiu o pedido de registro de sua candidatura. O ex-prefeito recorreu ao TSE, mas a decisão do TRE-RS foi mantida. Como obteve, em outubro, mais de 50% dos votos válidos, uma nova eleição suplementar foi determinada. Zimmermann chegou a pedir novamente o registro para participar do pleito, mas teve a solicitação negada e foi trocado por Lauermann.

Anel óptico
A Prefeitura de Novo Hamburgo, uma das primeiras a estruturar uma Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, que tem à frente Marcia Schuler, está implementando um anel óptico de 28 quilômetros no centro da cidade, que deve ficar pronto em março. De acordo com Schuler, todas as aplicações já instaladas e funcionando em 170 pontos de presença serão migrados para esse backbone. Hoje, as aplicações rodam em links contratados nas redes de grandes e pequenas operadoras (estas fornecem conexão via rádio em pontos remotos onde a rede da concessionária não chega). A prefeitura já mantém em funcionamento também um data center próprio onde estão armazenados os sistemas/dados.

O projeto prevê a instalação de novas câmeras para o monitoramento patrimonial, incluindo a cobertura de postos de saúde e escolas. A cidade já conta com câmeras de vigilância monitorando o trânsito e com uma central de monitoramento da Guarda Municipal.

Sistemas em funcionamento
Ao contrário de muitos municípios que começaram pela infraestrutura para depois criar aplicações, Novo Hamburgo investiu antes na implementação de sistemas em todas as pontas. De acordo com a secretária, estão em funcionamento o sistema de gestão da administração municipal (um ERP) com 11 módulos, entre os quais o de gestão escolar, de RH e o tributário; o sistema de gestão financeira e orçamentária; o sistema de gestão da assistência social e o sistema de saúde. Schuler destaca que o módulo da educação responde pela gestão também de dados da merenda escolar e das bibliotecas, além das informações dos alunos e dos professores.