Livro analisa relação entre eleições, internet e redes sociais no Brasil

17/10 - A publicação, de 2013, é da Editora da Universidade Federal da Bahia, organizada pelos pesquisadores Jamil Marques, Rafael Sampaio e Camilo Aggio.

Do site da Adital

17/10/2014 – Em tempos de eleições e de sua forte repercussão nas redes sociais, o livro Do clique à urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil se mostra de grande importância para entender as novas formas de militância virtual durante as campanhas políticas. A publicação, de 2013, é da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), organizada pelos pesquisadores Jamil Marques, Rafael Sampaio e Camilo Aggio.

O livro examina a mídia digital com foco no jogo eleitoral, reunindo capítulos elaborados por pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do exterior. A intenção da obra é servir como ferramenta de leitura para estudiosos, agentes do campo político e ativistas. O e-book é gratuito e está disponível em formato e-Pub no seguinte endereço: goo.gl/cZICD. Para abrir o arquivo, é necessário instalar o visualizador Adobe Digital Editions.

Para os pesquisadores, diante de um cenário ainda nebuloso, continua forte a demanda por trabalhos que discutam ‒ tanto do ponto de vista teórico-metodológico, quanto da perspectiva prática ‒ quais são os efeitos políticos dos media digitais sobre o jogo eleitoral. “Do clique à urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil” procura, dessa forma, dar conta de parte dessas preocupações.

A publicação reúne 12 capítulos com os seguintes temas: interação online e por que os candidatos a evitam; politics 2.0: a campanha online de Barack Obama em 2008; Internet e eleições 2010 no Brasil: rupturas e continuidades nos padrões midiáticos das campanhas políticas online; campanhas online: o percurso de formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009; eleições no Brasil em 2010: comparando indicadores político-eleitorais em surveys e na Internet; modalidades de participação política em websites eleitorais: uma análise de fóruns de discussão com uma proposta metodológica; elites políticas e novas tecnologias: e uma análise do uso da Internet pelos candidatos aos governos estaduais e ao Senado nas eleições brasileiras de outubro de 2010;

Há ainda: esfera civil e eleições 2010: uma análise de iniciativas online para maior controle por parte da sociedade; estratégias de comunicação política online: uma análise do perfil de José Serra no Twitter; o eleitor tem força! Os comentários dos eleitores no Twitter e o papel da audiência nos debates presidenciais; redes sociais nas campanhas políticas: como candidatos a governador no Paraná usaram o microblog Twitter em 2010?; e monitoramento dos sites de redes sociais nas eleições brasileiras de 2010: apontamentos sobre os usos do monitoramento da comunicação digital nas eleições brasileiras de 2010.