Lula critica preços dos computadores fabricados no Brasil

O presidente esteve em Piraí (RJ), para distribuir 5,5 mil notebooks aos professores e alunos da rede municipal, iniciativa do programa Um Computador por Aluno e da prefeitura.

31/07/09 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou hoje 5,5 mil notebooks a alunos e professores da rede municipal de ensino de Piraí, no Rio de Janeiro, dando início ao programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação. Na solenidade, o presidente fez criticas à indústria nacional brasileira de informática, que não consegue produzir computadores a baixo custo. Ele ameaçou adquirir PCs do exterior para cumprir a meta de distribuir 350 mil computadores em escolas públicas de todo o país.

“Sou o maior defensor da indústria nacional, mas podemos acabar importando (computadores)”, afirmou o presidente. Ele lembrou que a indústria chegou a propor a fabricação de computadores a US$ 100, o que jamais se tornou uma realidade.

O ministro de Educação, Fernando Haddad, também reclamou dos órgãos de controle em relação aos problemas de distribuição dos computadores. Piraí será o primeiro município do Brasil em que todos os alunos da rede municipal têm um computador portátil — em iniciativa em que a Prefeitura participa como parceira.  A cidade foi escolhida por ter um avançado projeto de massificação de acesso à internet.

O programa Piraí Digital nasceu em 1997, como opção para que a cidade pudesse enfrentar o problema causado com a privatização da empresa Light, grande empregadora do município, que, na ocasião, demitiu cerca de 1,2 mil funcionários. O programa passou a funcionar em 2004 e conseguiu atingir seu objetivo socioeconômico – atrair empresas, gerar emprego e renda, além de beneficiar 6.290 alunos das 21 escolas municipais. (Do TeleSíntese)

Veja aqui matéria sobre o UCA em Piraí e aqui, sobre a licitação do Ministério da Educação para comprar computadores para o projeto.