MCTI publica as cidades pré-selecionadas para programa de inclusão digital

Das 45 propostas pré-selecionadas, a grande maioria de municípios é do estado do Rio Grande do Sul.

31/10/2011
Do Wireless Mundi

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou na quarta-feira (26) uma portaria com as prefeituras e governos de estado pré-selecionados para os projetos de cidades digitais a serem apoiados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). O prazo de recursos à pré-seleção terminou hoje (31). Foram pré-selecionadas 45 cidades, das quais a grande maioria (20) são do Rio Grande do Sul. Além disso, o governo gaúcho também foi pré-selecionado. O segundo estado com maior número de cidades digitais selecionadas foi o Paraná, com cinco. O terceiro foi Santa Catarina, com quatro.

De acordo com um gestor público do Rio Grande do Sul, um dos motivos para a presença de um grande número de prefeituras gaúchas na chamada pública é a existência, no estado, de diversas empresas com know-how no setor, constituídas por funcionários egressos da ex-CRT (empresa estadual de telecomunicações). “São empresas sérias, e estão assessorando as prefeituras na elaboração de seus projetos de cidades digitais”, diz o gestor. Outro fator que contribui para a presença das cidades gaúchas é a ausência de uma rede pública de banda larga no estado. No Rio de Janeiro, no Pará e no Ceará, por exemplo, as prefeituras recebem acesso às infovias implantadas pelo governo desses estados. O Rio Grande do Sul lançou seu programa de banda larga somente no final de setembro. Veja aqui a lista de pré-selecionados. Pelo edital, a previsão de divulgação do resultado, após a análise de recursos apresentados depois da pré-seleção, é a próxima segunda, dia 7 de novembro.

Informatização de escolas
Também estão em andamento, no MCTI, as seleções para programas de telecentros (que não teve nenhum projeto aprovado na fase de pré-seleção) e para a informatização de escolas, com laboratórios (Proinfo), projetores multimídia interativos e laptops do programa Um Computador por Aluno. Foram pré-selecionadas 24 prefeituras no programa de informatização das escolas, e o resultado definitivo também deve ser publicado no dia 7 de novembro. Neste processo, foram selecionadas oito prefeituras da Paraíba (Aguiar, Juru, Nova Olinda, Bonito de Santa Fé, Poço de José de Moura, Malta, Cajazeirinhas e Água Branca); quatro de Santa Catarina (Itapoá, Abelardo Luz, Presidente Castelo Branco, Gaspar), duas do Piaui (Porto e Monsenhor Gil), duas do Ceará (Redenção e Paramoti), duas de São Paulo (Jaguariúna e Araras). Também foram pré-selecionadas as cidades de Novo Hamburgo (RS), Major Isidoro (AL), Rio Claro (RJ), Matões (Maranhão), Jaguari (BA), Porto Nacional (TO).

{jcomments on}