Marina Pita
Do Tele.Síntese
19/09/2012 – O Ministério da Educação está preparando via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) um censo em todas as escolas com que mantém programas para avaliar o uso de tecnologia.
Segundo uma fonte interada do assunto, o Ministério quer saber a efetividade, por exemplo, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e do Um Computador por Aluno (UCA), entre outros.
Um piloto deste censo começará em outubro, em Brasília (DF), de forma a evitar problemas em momento de processo eleitoral, e deverá levar uma semana. Serão entrevistados professores, diretor e coordenador pedagógico. Se aprovado o piloto, o cendo passará a ser nacional, se tudo correr bem, já no início de 2013.
A metodologia da pesquisa ainda está sendo desenhada pelo FNDC, juntamente com parceiros e, segundo fonte, deve ser baseada na metodologia da pesquisa TIC Educação, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A assessoria de imprensa do FNDE informou que não tem conhecimento de nenhum planejamento do órgão para pesquisar recursos tecnológicos nas escolas brasileiras, financiados pelo MEC.