Da redação
20/05/2014 – Seis meninas de Santos (SP), no litoral paulista, estão desenvolvendo um aplicativo para apoiar vítimas do chamado “slut shaming”. O termo designa o ato de divulgar fotos ou vídeos íntimos de mulheres em ambientes digitais.
Camila Ziron, Estela Machado, Hadassa Mussi, Larissa Rodrigues, Letícia Santos e Juliana Monteiro estão criando o programa For You para o Technovation Brasil, competição entre meninas criada para estimular a participação feminina no setor de tecnologia. O aplicativo é um dos 10 finalistas. Os vencedores serão divulgados dia 24 de maio.
O mote do software é “Se eles usam apps para nos humilhar, nós revidamos usando apps para nos empoderar!”. Quem baixar o programa para celulares e tablest, ainda não disponível, poderá participar de uma comunidade na qual meninas e mulheres compartilham suas experiências, contam como superaram o problema de vazamento de conteúdo íntimo, recebem apoio psicológico de especialistas e denunciam os autores dos vazamentos.
Em entrevista ao BrasilPost, as meninas afirmam que o app foi criada devido ao problema ser cada vez mais comum nas escolas. Segundo Juliana Monteiro, depois do vazamento vem o bullying, seguido por completa exclusão social. “Pensamos em solucionar este problema que leva muitas a se mudarem de cidade, terem depressão, suas vidas despedaçadas, e muitas vezes infelizmente culminam em suicídio. Sonhamos com o dia em que a sociedade brasileira vá parar de culpabilizar as mulheres, que são vítimas do machismo e da cultura do estupro, e comecem a punir os meninos ‘vazadores’ das fotos que são criminosos e mantém girando a roda de violência contra a mulher”, disse ao site.
Conheça melhor o projeto no vídeo abaixo.