Mercosul aprova criação da Fundação Escola Virtual

12/06 - Site com cursos gratuitos já funciona. Iniciativa é fruto de parceria entre o bloco e a União Europeia.

Da redação

12/06/2013 – O Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, aprovou a criação da Fundação Escola Virtual do Mercosul. A Fundação não tem fins lucrativos e ficará sediada no Uruguai, e reunirá associações de instituições públicas e privadas dos países do bloco.

A fundação dará forma jurídica à Escola Virtual do Mercosul (EVM), plataforma que reúne materiais de ensino a distância criados por diversas instituições de ensino dos cinco países. Os cursos, voltados à formação de profissionais para a consolidação da sociedade da informação e desenvolvimento da economia digital, são gratuitos.

A EVM oferece formação bilíngue, com cursos, workshops, palestras, fóruns, biblioteca, mediateca, eventos e comunidades, além de fornecer acesso à gestão dos cursos online, desenvolvimento e adequação de conteúdos; gestão integral de comunidades profissionais; disponibilidade da plataforma e suporte técnico para a geração de conteúdos,  apresentações, atividades informativas ou grupos de trabalho. Resulta do projeto Mercosul Digital, iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o bloco sul-americano, com supervisão da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).