Da Mídia Ninja
13/06/2014 – Dos conflitos indígenas na Amazônia às remoções nas favelas dos grandes centros urbanos, passando pelas narrativas de centenas de coletivos e ativistas do Brasil e da América Latina, o portal do NINJA é um hub de produção e distribuição de conteúdos capaz de qualificar e dar visibilidade para temas que estão fora da mídia convencional. Além de mobilizar uma nova geração de midiativistas e jornalistas, a plataforma democratiza o acesso a informação dando voz aos cidadães-multimídia, que mostram sua versão dos fatos. Personagens, narradores e leitores se misturam, descrevendo e transformando a realidade.
Um ano após os protestos de Junho de 2013, todo o planeta volta os olhos novamente para o Brasil. Dessa vez, a atenção ficará dividida entre o que vai acontecer nos estádios e as movimentações fora de campo: as lutas sociais e contradições que envolvem a realização do maior evento esportivo do planeta. É nesse contexto que entra no ar o novo Portal da Mídia NINJA.
Desenvolvido em uma parceria com a plataforma global de notícias Oximity.com, os Ninjas apresentam uma nova rede social capaz de receber matérias, artigos, ensaios, vídeos e fotos produzidos e organizados de forma colaborativa pelos usuários. Uma solução que não se limita ao Facebook expandindo os limites do jornalismo online e cidadão, desenvolvida a partir da troca de serviços com a plataforma Oximity.
A plataforma também facilita a sustentabilidade deste novo paradigma do jornalismo permitindo aos usuários receberem e fazerem doações, ajudando na produção de conteúdo e novas reportagens.
Além da cobertura ao vivo, mídia ativismo e jornalismo, a nova plataforma facilita a publicação e distribuição de textos, imagens e vídeos nas áreas de política, artes, cultura e sociedade.
OXIMITY
Oximity é uma plataforma de notícias globais totalmente alimentada por seus usuários. Ela reúne notícias direto da fonte, facilitando a curadoria de quem a utiliza, e distribui as notícias pela internet. Com a pauta sendo definida por usuários ao invés de editores e publicadores, Oximity permite que notícias importantes e relevantes para a sociedade borbulhem.
A rede do Oximity já conta com colaboradores de mais de 55 países, incluindo organizações como coletivo Mosireen.org, no Egito, Global Voices,RisingVoices e VideoVolunteers, renomados produtores de filmes de justiça social como BraveNewFilms, e ativistas internacionais dos direitos humanos como Bianca Jagger. A rede agora oferece sua experiência para ajudar a construir um novo paradigma de jornalismo no Brasil.
A Oximity reduz significativamente barreiras culturais e de idiomas – somando leitores de 210 países, com recursos de escrita e leitura 180 linguas. Facilita também traduções automáticas e manuais, permitindo a descoberta e distribuição de notícias tradicionalmente isoladas em diferentes regiões e culturas.
A expansão do alcance das postagens, a organização das coberturas, a busca por interação com diferentes culturas e um sistema de sustentabilidade foram bases fundamentais para concepção da nova ferramenta. O resultado é um portal visualmente impactante, colaborativo, financiado pelo público e com um sistema de tradução para mais de 200 idiomas.
Para além das coberturas ao vivo, midiativismo e jornalismo, que marcaram a MIDIA NINJA, a nova plataforma está aberta para produzir, publicar e redistribuir textos, ensaios, criticas, conteúdos multimidias nos campos da politica, cultura, artes, pensamento.
NINJA
A Mídia Ninja – sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação – surge inspirada em mais de 15 anos de atividades da mídia independente no Brasil. Surgida de um movimento cria narrativas a partir de inteligências periféricas, valoriza o interior do país como fonte de matéria prima simbólica e dá visibilidade à diversidade. Das Rádios Livres e Comunitárias aos debates sobre políticas públicas feitos por coletivos como o Intervozes. Dos debates do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação aos Pontos de Mídia Livre e Pontos de Cultura. Essas experiências estimularam o laboratório de mídia digital do circuito Fora do Eixo, que gerou o ambiente favorável e as tecnologias sociais necessárias para o surgimento de uma nova rede de midiativismo que busca articular cidadãos multimídia.
Em junho de 2013, quando o país foi tomado por manifestações, o NINJA, nas ruas ao lado de centenas de coletivos, explode e conquista o reconhecimento do público como mídia independente potente e legítima. A multidão, que para além dos 20 centavos se manifestava buscando direitos e democracia, não se identificou com as imagens de cobertura da televisão, filmadas a partir de helicópteros e descritas por apresentadores distantes. As transmissões ao vivo, as fotografias e a forte atuação nas redes sociais possibilitaram que uma leitura mais próxima da indignação das ruas pudesse ser vista e amplamente compartilhada. Enquanto a imprensa nacional criminalizava as manifestações os veículos internacionais celebraram a potência das narrativas que surgiam das redes.
Reflexo do amadurecimento de um novo ativismo e jornalismo possível, o NINJA se torna pauta e fenômeno, depois vira fonte alternativa de informações para diversos coletivos e mídias independentes, mas também para veículos, como The Guardian, The Observer, New York Times, Washington Post, The Wall Street Journal, Le Monde Diplomatique, The Independent, El País, Japan Times e Al Jazeera entre outros que buscaram na MÍDIA NINJA um novo sentido e análise para os acontecimentos.
CONHEÇA O NOVO PORTAL
▪ VISUAL
Valorizando a potencia do fotojornalismo e do design nas redes, a plataforma é uma galeria de imagens capaz de apresentar os grandes acontecimentos do dia e ilustrar debates sobre os temas mais quentes.
▪ COLABORATIVO
Repórteres independentes, coletivos e ativistas podem criar seus perfis, produzir conteúdo e gerar links dentro da plataforma e redistribuí-los livremente. Os conteúdos poderão ser assinados individualmente ou de forma coletiva. Todos os conteúdos produzidos pelo NINJA são licenciados por Creative Commons Attribution-ShareAlike o que indica que podem ser livremente compartilhados atribuindo a fonte.
▪ MULTI CULTURAL
A plataforma contêm um sistema de tradução manual embutido. Está aberta a receber, agregar e distribuir as traduções propostas por centenas de colaboradores. Além disso, o modo automático permite a leitura em mais de 200 idiomas, facilitando o acesso global ao conteúdo.
▪ EXPLICATIVO As perguntas e dúvidas mais frequentes sobre a Mídia NINJA, amplamente debatida nas universidades, na mídia e nas redes, são respondidas de forma objetiva por seus participantes.
▪ SUSTENTÁVEL O novo jornalismo não tem publicidade. A plataforma do NINJA oferece a possibilidade de doações diretas onde o público pode financiar o portal e pautas específicas.