Minicom vai ampliar capacidade de pontos do Gesac

Minicom publica na próxima semana chamada para a audiência pública da licitação do Gesac, que pretende chegar a 107 mil pontos e ampliar a capacidade dos 12 mil existentes.

10/06/2010

O Ministério das Comunicações (Minicom) pretende publicar na próxima segunda-feira (14) ou terça-feira (15) a chamada para a realização, oito dias úteis depois da publicação, de uma audiência pública sobre a nova licitação do programa de inclusão digital Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). A licitação vai ampliar de 12 mil para 107 mil os pontos do Gesac, de maneira a conectar todas as 75 mil escolas públicas em zonas rurais. Além disso, o Minicom pretende ampliar a capacidade das conexões atuais, que atendem, entre outros pontos, programas de inclusão digital em todo o país.

 

“Pelo contrato atual, cada ponto recebe 512 Kbps, com uma garantia de 6,7% da banda, se a conexão for via satélite, ou 10%, em conexões por tecnologia terrestre”, explica Carlos Paiva, coordenador-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações. “Não é possível fazer inclusão digital com um sinal nessa velocidade”, explica ele. O Minicom pretende contratar no mínimo 2 Mbps por ponto, com a garantia de pelo menos 20% de banda, afirma Paiva.