Minicom vai selecionar emissoras públicas para testar conteúdos interativos

03/05 - A ação faz parte do Programa Ginga Brasil, que prevê a difusão de serviços e-gov por meio do middleware brasileiro da TV digital.

Lúcia Berbert, do Tele.Síntese

03/05/2013 – O Ministério das Comunicações (Minicom) vai selecionar emissoras públicas para receberem laboratórios de testes de conteúdos e aplicações interativas de TV digital desenvolvidos para operar com o middleware Ginga. Ao todo, serão selecionadas 10 entidades que enviarem suas propostas até 17 de junho. O objetivo é difundir os serviços interativos de e-gov.

A iniciativa segue os objetivos e finalidades do Programa Ginga Brasil, definidos na Portaria N.º 482, de 6 de dezembro de 2012. Lançado no ano passado, o programa terá, este ano, investimentos da ordem de R$ 5 milhões em ações de capacitação de profissionais, criação e difusão de aplicativos de interatividade e de infraestrutura para o compartilhamento desse conteúdo. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o apoio da Universidade Federal da Paraíba e da PUC do Rio de Janeiro, que atuaram na criação do Ginga, também fazem parte do programa.

Além dos laboratórios de testes, os investimentos do Ginga Brasil preveem a capacitação de 40 profissionais de TVs públicas no desenvolvimento e transmissão dos aplicativos, um repositório para armazenar a produção de aplicativos do Ginga e uma rede de distribuição e compartilhamento do conteúdo da TV digital entre as emissoras.