Ministério das Comunicações vai abrir edital de licitação de novos pontos Gesac

O edital de ampliação de pontos do Gesac, que está em audiência pública, deve ser aberto dia 6 de julho.

23/06/2010
Áurea Lopes, da 9a. Oficina para Inclusão Digital

O Coordenador Geral de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações (Minicom), Carlos Paiva, anunciou hoje, na 9ª Oficina de Inclusão Digital, que o edital de ampliação de pontos do Gesac será aberto dia 6 de julho. A licitação vai ampliar de 12 mil para 107 mil pontos, em quatro anos, oferecendo conexão a todos os Pontos de Cultura que não estão conectados e a 75 mil escolas públicas em zonas rurais. Além disso, será ampliada a capacidade de conexão, para 2Mbps, com garantia mínima de 20% de entrega. “Essa faixa dará uma média de 400 kbps por ponto, o que equivale a 10 kbps por máquina. Não é o melhor dos mundos, mas já é um avanço”, disse Paiva.

O coordenador revelou também que está em negociação com a Secretaria de Orçamento Federal para colocar dois bolsistas em cada um dos telecentros do programa: “Não apenas nos 7 mil existentes, como nos demais, que virão com o novo programa”. Paiva informou que deve apresentar, até o final de julho, um levantamento de custos para apreciação da Secretaria.

O Minicom começará a liberar, dentro de dez dias, os computadores para os telecentros do programa Telecentros BR já em funcionamento, que solicitaram modernização dos equipamentos. Paiva alertou que é muito importante que os telecentros preparem seus espaços para receber as novas máquinas, que só serão entregues se as instalações estiverem adequadas. Segundo ele, todos os equipamentos de informática e datashows já estão comprados. E até o final da semana será publicado o edital para compra do mobiliário.