31/08/2010
Do Wireless Mundi
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) pretende testar o uso do celular como meio para realizar os pagamentos do Bolsa Família, programa que atende hoje 50 milhões de beneficiados. Anderson Brandão, diretor do MDS, acredita que o uso de terminal móvel pode contribuir para reduzir os custos dos serviços financeiros na distribuição dos recursos para a população. Mas, por enquanto, é só um experimento.
A informação foi anunciada durante o evento Mobile Money Brasil, realizado na semana passada na cidade de São Paulo. Na ocasião, José Antonio Marciano, chefe do Departamento de Operações Bancárias do Banco Central, ressaltou que há um grande potencial para o uso de pagamentos móveis, uma vez que boa parcela da população ainda não tem acesso a serviços financeiros e 99,6% dos municípios no Brasil são cobertos pelo serviço móvel.
Por outro lado, Marciano observou que, para se tornar realidade no país, o pagamento móvel precisa superar algumas barreiras, como a falta de regulação específica para esse tipo de serviço, a dificuldade de definição de um modelo de plataforma – que poderá retardar o processo – e o conflito de interesses entre potenciais participantes.
Para o Banco Central, é fundamental a cooperação na infraestrutura, sem prejuízo da concorrência, mas é necessário garantir a interoperabilidade da plataforma e a simplicidade de uso aos consumidores.