Da RNP
29/02/2012 – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp,
inaugura amanhã, 1º de março, as Salas de Telepresença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que estão a serviço da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A cerimônia acontece, simultaneamente, nas seis primeiras salas do serviço localizadas no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte (MG), Hospital Universitário Pedro Ernesto (RJ), Hospital das Clínicas de Belo Horizonte (MG), Hospital das Clínicas do Recife (PE), Escola Paulista de Telemedicina (SP), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Rio de Janeiro e na RNP, em Brasília (DF), onde o ministro estará presente.
A Telepresença permite a realização de reuniões imersivas,nas quais os participantes têm a sensação de estarem fisicamente próximos de pessoa distantes. Veem seus interlocutores em telas grandes, em tamanho real. O som vem da direção correta, o que reforça a sensação de contato presencial.
Com áudio e vídeo de alta qualidade, o sistema também combina tecnologia da informação com cenografia e utiliza salas com iluminação, paredes, carpetes e móveis iguais, ligadas por uma conexão de alta capacidade. O novo serviço da RNP aprimora as atividades de capacitação,pesquisa e atendimento remoto realizado entre os núcleos da Rute localizados em hospitais universitários e de ensino em todo o país.
Por possibilitar a comunicação em tempo real à distância e em alta definição, o serviço elimina a necessidade de constantes viagens,reduzindo, assim, as emissão de carbono na atmosfera. Dessa forma, alunos, pesquisadores e colaboradores das instituições, ligados a qualquer área de conhecimento, podem compartilhar informações por meio da telepresença, cujas salas também estão integradas a outros serviços de comunicação e colaboração da RNP, como a videoconferência.
{jcomments on}