Começa o Mobilefest 2010

Aberto hoje, o Festival Internacional de Criatividade Móvel (Mobilefest) vai até dia 26 de setembro, com mostras, seminário e sessões de vídeo. Entrada gratuita.

20/09/2010 – O Festival Internacional de Criatividade Móvel (Mobilefest) terá programação orientada a incentivar a indústria criativa e o desenvolvimento de aplicativos móveis. O Festival será dividido em quatro áreas: Mostra de Vídeos Mobile Internacional, de 14 a 19 de setembro; Seminário Internacional e Mobilefest.labs – workshops sobre mobilidade , de 21 a 24 de setembro; e Mostra Expositiva Internacional, de 21 a 26 de setembro. O evento é gratuito e acontecerá em co-realização com o Museu da Imagem e do Som – MIS, em São Paulo.

Neste ano, o Mobilefest dá atenção especial a iniciativas criativas, que têm sido foco de investimento global e com grande potencial de crescimento. No Brasil, atividades ligadas à cultura e à economia criativa geram apenas 1% do PIB nacional, enquanto a média mundial é de 7%, segundo a ONU.

Para fomentar a criatividade na mobilidade, o Festival promove, ainda, o 3º Prêmio Mobilefest de Arte e Criatividade e o 1º Prêmio Mobilefest de Aplicativos. A premiação será dia 24. O primeiro reconhecerá os melhores vídeos, micro contos, poesias e fotografias feitos com celular sobre o tema “Meio Ambiente real e virtual”. Já o prêmio de aplicativos incentiva desenvolvedores e o crescimento do segmento. Acredita-se que a receita gerada por aplicativos no mercado móvel deverá crescer de US$1,94 bilhão, movimentados em 2009, para US$15,65 bilhões em 2013, um crescimento superior a 800%, de acordo com pesquisa da research2guidance.

Destaques da programação – A criatividade também será tema das oficinas, encontros e palestras do Mobilefest, explorando as possibilidades nas artes, indústrias criativas e sociedade como um todo. O Festival contará com intervenções de profissionais, pesquisadores e artistas envolvidos com mobilidade, portabilidade, interatividade e convergência de mídias.

A parceria principal deste ano é com o Canadá, por meio do programa ISTPCanada – International Science and Technology Partnerships Canada. A quantidade de aplicativos disponíveis ilustra a importância da transdisciplinaridade na mobilidade e das discussões trazidas pelo Festival”, completa Paulo Hartmann, diretor artístico, de pesquisa e relações internacionais do Mobilefest.

Outro destaque será a presença de Ralph Simon no Seminário Internacional, que visita pela primeira vez o Brasil. Simon é considerado um dos criadores e maiores especialistas da indústria de entretenimento móvel e foi um dos primeiros desenvolvedores de ringtones. O empresário é Presidente Emérito da MEF (Mobile Entertainment Fórum) America e foi eleito, em 2005, um dos 50 principais executivos da indústria pela revista Mobile Entertainment.

Além disso, será realizado no Mobilefest o Intercâmbio M-Connect, programa internacional exclusivo que será realizado em 21 e 22 de setembro. Especialistas do Canadá, dos Estados Unidos e do Brasil se reunirão em seis sessões gratuitas especiais para debater a mobilidade e trocar conhecimento e experiências com foco em soluções utilizando as novas tecnologias móveis. Entre os palestrantes, estão Sara Diamond, da Ontario College of Art & Design, e Michael Langfords. No Mobilefest.labs acontecerão ainda quatro oficinas técnicas gratuitas sobre uso criativo das tecnologias móveis, com destaque para o desenvolvimento de aplicativos. As oficinas são gratuitas e relacionadas a grandes empresas desenvolvedoras desses produtos, como Motorola, Intel, Adobe e Nokia.

O evento terá uma edição simultânea em Londres, por meio de videoconferência entre artistas brasileiros e britânicos, que estarão no MIS e na Universidade de Westminster para debater a importância da produção, distribuição e estética dos filmes para celular.

Confira a programação completa: www.mobilefest.org

Mobilefest 2010 – Festival Internacional de Criatividade Móvel
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP.