Mozilla lança ferramenta para identificar rastreadores

Sistema Collusion permite visualizar de que forma os dados vão passando de uma empresa a outra, na medida em que navegamos na internet

Miguel Jorge
do portal ALT1040

“Se você não está pagando por algo, você não é o cliente, é o produto que se vende.”
Andrew Lewis

05/03/2012 – À luz dessa citação de Lewis, o Mozilla deu um passo à frente, recentemente. Único, se pensarmos na pressão que exercerá sobre o rastreamento na web, com o plugin que acaba de construir: o Collusion. Se Google, Facebook ou Twitter nos indicam que nossos dados são utilizados por terceiros para estudar nossos comportamentos, o Mozilla nos aporta seu próprio add-on para Firefox. O Collusion nos mostra em tempo real como e quais empresas nos seguem, na medida em que navegamos na internet. É um sistema que proporciona os dados e as conexões derivados da primeira visita a um site por parte do usuário, e o rastreamento de terceiros e de redes de publicidade que “surgem”.

O Collusion foi apresentado em 29 de fevereiro pelo CEO da empresa, Gary Kovacs, que descreveu o plugin da seguinte maneira: “Nesse campo, a área de proteção ao consumidor é quase nula. É um preço muito alto que se pede por nos conectarmos. Está na hora de os espectadores saberem quem os está rastreando”.

O criador do software foi o programador Atul Varma, que explica, por meio de seu blog, as razões para sua construção: “Eu não sabia muito sobre o rastreamento na internet em si. Assim, tentei criar um complemento para o Firefox que me ajudasse a visualizar melhor o que é que acontece realmente. Os resultados são inquietantes”.

É que o resultado é um sistema que nos permite visualizar como nossos dados vão se estendendo pelo tecido do mapa da internet, como vão passando de uma empresa a outra, quando navegamos. Por meio de círculos que aparecem a cada rastreamento, o usuário observa como entrar em um novo site faz com que nossa informação seja passada a uma nova empresa (terceiros), sem que saibamos.

A cada vez que o Collusion detecta que os dados são enviados a outro espaço, o plugin cria um novo ponto vermelho (caso sejam anunciantes), cinza (se é um site) ou azul. Depois, mostra os vínculos entre os sites que visitamos e o rastreamento com o qual se está trabalhando.  

Durante a demonstração realizada pelo Mozilla, entrou-se em sites como o IMDB, The New York Times ou The Huffington Post. Kovacs citou sua própria filha, explicando que naquela manhã a jovem havia entrado em quatro páginas durante o café da manhã e encontrado um rastreamento de até 25 lugares diferentes. Depois de um dia inteiro de navegação, ela acabou rastreada por 150 sites.

É preciso esclarecer que o Collusion não soluciona o rastreamento; para isso, já existem outros plugins. O add-on só oferece a informação daqueles que nos rastreiam. Uma ferramenta extremamente eficaz para alertar a todos os usuários sobre o seguimento diário a que somos submetidos sem nosso consentimento. Um espião para aqueles que nos espionam.

O programa já está disponível para baixar em: http://www.mozilla.org/en-US/collusion/