N@escola – Ambiente virtual Potiguar

Alunos de duas escolas do Rio Grande do Norte, em Caicó e em Parelhas, desenvolvem trabalhos conjuntos de pesquisa, usando uma plataforma livre para educação a distância.


Alunos de duas escolas do Rio
Grande do Norte, em Caicó e em Parelhas, desenvolvem trabalhos
conjuntos de pesquisa, usando uma plataforma livre para educação a
distância.

Vou falar para vocês
Uma história bonitinha
Que é da minha cidade
Desde a primeira capelinha

Tudo isto foi possível
Por causa de um vaqueiro
Que em suas caminhadas
Viu um touro no mufumbalzeiro.
(…)


O que aconteceu depois? O touro furioso virou uma serpente, e o
vaqueiro apavorado pediu socorro à N.S.de Santana. Salvo, construiu
para ela uma capela, em torno da qual teria surgido a cidade de Caicó,
no Rio Grande do Norte. Os versos são de Juelson Lopes de Carvalho,
aluno da oitava série do Centro Educacional José Augusto (Ceja), de
Caicó, e contam um dos mitos de origem da cidade. O poema completo está
publicado na internet (veja o link abaixo), e faz parte do livro Caicó
em Versos, criado no projeto Trilha do Saber. Desenvolvido, em 2005,
com a coordenação da professora Célia Fonseca, do Núcleo de Tecnologia
Educacional (NTE), o livro reúne, em poemas, a história dos pontos
históricos e turísticos do lugar.

Célia também pilotou o projeto Intercâmbio de Saberes, selecionado como
Destaque Nacional, na categoria Escola, do II Prêmio Telemar de
Inclusão Digital. Nesse caso, trabalhou com ferramentas de educação a
distância junto a 42 alunos de oitava série, distribuídos em duas
turmas – uma no próprio Ceja, em Caicó, e outra na Escola Estadual
Monsenhor Amâncio Ramalho, em Parelhas, a 45 km de distância. Os alunos
definiram nove temas de trabalho, que, além de pesquisas e documentação
escrita (um total de 300 páginas), foram tratados nas suas diversas
disciplinas.

O objetivo era capacitar alunos e professores a usar o computador como
instrumento pedagógico. As escolas interagiram por meio da plataforma
livre TelEduc, um ambiente virtual para educação a distância mantido
por universidades, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRS), que oferece chats, e-mail e outras ferramentas de colaboração
online. Durante os quatro meses que duraram o Intercâmbio, Célia
viajava diariamente entre as duas cidades para atender professores,
alunos e a equipe pedagógica.

Em Parelhas, os alunos escolheram os seguintes temas: projeto Clique
Fauna, ou quais animais não existem mais no Brasil (começavam pelo
país, para chegar até a sua própria realidade, onde anda sumido o
famoso peba, um tatu em vias de extinção); Novo Tempo, ou quais são os
comportamentos dos jovens; Clique Duplo, sobre os efeitos da tecnologia
nas pessoas; Juventude Alerta, que investigou o que leva os jovens às
drogas e à prostituição (concluíram, em resumo, que é a falta de
condições educacionais e de empregos); e o o projeto Estrela Guia ou o
que é uma constelação. Em Caicó, o projeto Amanhecer também pesquisou
causas da prostituição infantil (famílias desestruturadas, segundo suas
conclusões); o Aprender percorreu as religiões no Brasil (constataram,
por exemplo, o avanço dos protestantes na cidade, tradicionalmente
católica); o Fonte de Vida tratou da poluição; e o Reviver, do
comportamente atual da juventude.

Os jovens usavam o horário contrário (se estudavam de manhã, iam à
tarde para o laboratório), o que, segundo Célia, permitiu a muitos, às
vezes moradores da zona rural, passar o dia na escola. “Foi muito bom
para eles”, garante ela. Salvo dois encontros presenciais, todas as

atividades foram realizadas via TelEduc. Pela internet, os alunos
interagiram e dividiram informações. O Instituto Telemar premiou a
iniciativa com R$ 20 mil, que, segundo Célia, serão usados para levar o
projeto a outros municípios do estado.

www.livre.escolabr.com/ferramentas/livro/index.php? – Projeto Trilha do Saber, onde está o livro Caicó em Versos.

http://teleduc.cinted.ufrgs.br – Página do TelEduc