O Governo do Mato Grosso decidiu priorizar a arquitetura cliente-servidor para reduzir custos dos laboratórios escolares. Leandro Quintanilha
Mais de 35 escolas ganharam
laboratórios, com micros thin clients.
Menos é mais – o conceito lançado pela arquitetura cliente-servidor é
hoje aplicável a projetos públicos de inclusão digital. A opção por
máquinas de menor processamento local, ligadas a servidores que
concentram as informações, tem tornado mais rápido e barato o processo
de informatização das escolas estaduais do Mato Grosso.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) acaba de entregar 525 computadores thin clients,
preparados para acesso à internet, a 35 escolas públicas de ensino
médio e fundamental. “Depois de um estudo, chegamos à conclusão de que
os thin clients são a solução mais econômica e eficiente”,
afirma o superintendente de tecnologia da informação da Seduc, Acimar
Pinheiro Lisboa.
Com menor processamento local, as máquinas funcionam interligadas a um
servidor (estação de gerenciamento de laboratórios de informática) com
quase 200% de memória a mais. Como os principais programas rodam
no servidor, redes de thin clients
seriam menos suscetíveis à contaminação por vírus e ao mau uso dos
equipamentos, causas recorrentes de desconfigurações e danos no
sistema. Há, ainda, a facilidade de se centralizar futuros upgrades no servidor.
A grande vantagem, contudo, é mesmo o preço: o valor unitário dos thin clients
(estação e monitor) é de R$ 967,00. A assessoria da Seduc-MT informa
que a previsão de gasto inicial, com cada computador, era de R$ 1,5
mil. Os recursos economizados, relata Lisboa, serão aplicados na
infra-estrutura das salas.
Dos 74 laboratórios de informática entregues pela secretaria, em março, 35 eram equipados com thin clients
e os demais, com computadores convencionais. A compra dos equipamentos
foi feita pelo sistema de pregão. No fim da operação, foram
economizados mais de 30% dos R$ 3,2 milhões orçados.
Só o começo
Em 2002, apenas 89 escolas estaduais mato-grossenses contavam com
laboratórios de informática. No ano passado, eram 123. Hoje, são
197.
A meta da Seduc-MT é chegar, ao final de 2006, com 517 escolas com
laboratórios de informática – o equivalente a 81,67% da rede. A
secretaria informa que assinou, no final de 2005, um convênio com o
Ministério da Ciência e Tecnologia para a implantação de mais 320
laboratórios – foram repassados R$ 21,3 milhões. A Seduc-MT deve
investir mais R$ 11,3 milhões.
A adoção da tecnologia thin client é uma inovação recente
do projeto Conexão Escola, criado em 2002 pela Seduc-MT para viabilizar
a inclusão digital de alunos, professores e funcionários da rede
estadual de ensino. Já são 87 mil estudantes atendidos. De acordo
com Seduc-MT, a intenção é manter os laboratórios abertos à comunidade
escolar também nos fins de semana.
A informatização das escolas possibilita o acesso a um pacote de
serviços gratuitos de outro projeto da secretaria, o Portal
Educacional, criado para oferecer contas de e-mail, hospedagem de sites escolares, jogos educacionais e salas interativas.
Para estimular a adesão dos professores ao uso da tecnologia, a secretaria desenvolveu um software com um curso tutorial de informática básica, um sistema de e-learning (ensino a distância) que também pode ser acessado por estudantes.
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