As atividades pedagógicas do projeto,
criado pela ONG Enlaces para capacitar professores e alunos, usam
várias tecnologias, como TV on demand, Wi-Fi, pocket PCs, sites
colaborativos, software livre.
Vitória Guimarães
Professores e alunos
no MASP.O projeto Arte da Palavra capacitou alunos e professores do ensino
médio e fundamental de 45 escolas estaduais de São Paulo, relacionando
cultura, produção de textos, leitura e internet, entre abril e julho
deste ano. A segunda etapa da programação já está pronta e prevê o uso
de novas ferramentas, como a TV on demand, com um software de
comunicação baseado em vídeo streaming. A intenção do projeto, agora, é
explorar a junção de ferramentas online, o que, segundo Thereza Brino,
coordenadora geral do Enlaces, organização não-governamental reponsável
pelo Arte da Palavra, não acontece muito nas salas de aula. “No Brasil,
a informática educacional ainda assusta muita gente; e há pouca oferta
ou mistura de tecnologias, ainda mais de forma gratuita”, diz ela.
Assim, o projeto buscou uma parceria com a empresa de soluções
tecnológicas, CDClip, que viabilizou a principal novidade da próxima
capacitação, a TV on demand. Esse software de comunicação pode ser
usado também para videoconferências; possui ferramentas de comunicação
que possibilitam conversas ao vivo e uma área de slides, que amplia o
que está sendo dito na tela da TV, pois comporta recursos como imagens
e links. Após terem ido ao ar, os conteúdos podem ser vistos a qualquer
momento para esclarecer dúvidas ou para consultas aos links de apoio.
Esse mecanismo funciona como um DVD: os participantes podem escolher os
trechos desejados, sem necessidade de assistirem a todas as seqüências.
“A TV on demand vem para garantir que os alunos compreendam os
conteúdos de maneira mais fácil, já que a televisão é uma forte aliada,
devido à naturalidade da sua presença em nossas vidas. Juntar TV e
internet amplia as possibilidades do ensino de maneira colossal”,
acredita Thereza. A segunda fase ainda não tem data para começar, pois
depende da resposta da Fundação para o Desenvolvimento da Educação,
órgão da Secretaria de Educação do estado de São Paulo.
A ONG Enlaces Brasil se dedica ao desenvolvimento profissional de
professores e alunos dos ensinos fundamental e médio. E o projeto Arte
da Palavra nasceu de uma experiência com alunos-monitores dos
laboratórios de informática de escolas públicas (chamados de Sala
Ambiente de Informática- SAI). Eles faziam parte de um outro projeto do
Enlaces, o Grupo Digital da Comunidade (Grudi), uma capacitação de 120
horas para que atuassem junto às suas comunidades escolares.
Thereza conta que foram criados cursos não só para os alunos, mas
também para professores, funcionários e familiares. Os monitores se
revezavam durante o dia e nos finais de semana para atender os
participantes. “Todas as escolas ficavam em zonas muito carentes; os
cursos geraram resultados incríveis, atendendo mais de 3 mil pessoas em
cada escola, durante o ano”, diz ela.
Pistas no Masp
Ao mesmo tempo, o Enlaces recebeu a doação de pocket PCs (computadores
de bolso) da Hewlett-Packard (HP), para desenvolver uma experiência de
uso pedagógico com esses equipamentos. Foram cinco máquinas por escola,
para os monitores dos Grudi’s, que também receberam uma capacitação
inédita da HP, para aprender a utilizá-las.
O passo seguinte foi a criação de uma atividade para usar os
computadores nas ruas. A avenida Paulista e nela o Museu de Arte de São
Paulo (Masp) foram escolhidos, aproveitando os pontos de conexão
gratuita existentes na área. Os monitores e seus professores recebiam
pistas das obras de arte que deveriam encontrar, em forma de diferentes
tipos de textos – poesia, haicai e textos jornalísticos, por exemplo.
Os participantes utilizavam os pocket PCs para pesquisar, coletar dados
e criar textos sobre as obras.
A Gerência de Informática Pedagógica – GIP, da Fundação para o
Desenvolvimento da Educação (FDE), do governo estadual, gostou da
iniciativa e pediu à coordenação do Enlaces que reescrevesse o projeto
para ser implantado em mais escolas. Assim nasceu o Arte da Palavra,
planejado para ser executado majoritariamente online, pois as 45
escolas estavam em muitas regiões da Grande São Paulo. Mesmo assim,
houve encontros presenciais. Num deles, os professores participaram de
atividades similiares às dos monitores dos Grudi’s, também no
Masp. A Telefônica instalou hotspots dentro do museu, de modo
que, nas escolas, quem estivesse online podia ver ao vivo o que
acontecia lá.
O restante do Arte da Palavra foi realizado online, em quatro módulos.
No primeiro, alunos e professores deram início ao Dic-WiKi, um
dicionário desenvolvido a partir de histórias seqüenciais, compostas
com palavras pesquisadas na WiKipedia (enciclopédia virtual livre).
Outro módulo, de conteúdos na web, tratou de buscas na internet e da
formação da Linkteca Colaborativa (uma biblioteca de sites). Para a
terceira parte, os professores elaboraram textos descritivos, para que
os alunos identificassem as obras do Masp. O quarto módulo envolveu o
cadastro dos alunos na página do projeto e no Dic-Wiki. Tudo em
software livre. “O Enlaces Brasil usa software livre desde 2003, quando
resolvemos que não era mais possível depender de um webmaster para a
publicação de informações”, explica Thereza. Para o Arte da Palavra,
usaram a plataforma PHP-Nuke. “Agora, a comunidade de usuários desse
programa tem à disposição uma ferramenta WiKi de inserção e criação de
conteúdo na web, e também um tutorial, desenvolvido por nós”, diz a
coordenadora.
www.enlaces.pro.br
www.cdclip.com.br
www.hp.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki Link para a biblioteca livre e interativa Wikipedia.