Nas regiões metropolitanas do Brasil, 58% dos domicílios têm computador.

Entre os brasileiros que não têm PC em casa, 93% acessam a internet regularmente, diz estudo da Intel.

26/09/2011
Do Tele.Síntese

A penetração dos PCs no Brasil já atingiu 58% dos lares nas regiões metropolitanas, e o aparelho já se tornou o o eletrodoméstico mais desejado pelos brasileiros, segundo a pesquisa “Tech Metrics Brasil”, da Intel, divulgada nesta segunda-feira (26). O estudo, que entrevistou 2500 pessoas das classes sociais ABCD com idades entre 16 e 65 anos em 16 regiões metropolitanas, também apontou que o acesso à internet já foi quase universalizado nas grandes cidades do país, com 93% dos entrevistados sem computador em casa afirmando que acessam a web regularmente.

De acordo com a Intel, 96% dos donos de PC acessam a internet regularmente, mas apenas 63% o fazem diariamente. Entre os internautas que dependem das lan houses para acessar a web, esse número cai para 23%, no entanto.

A pesquisa indicou ainda que o mercado brasileiro tende à individualização do uso do PC, com pelo menos 19% dos domicílios contando com mais de um computador e 58% de quem tem um notebook declarando que também tem um desktop em casa. A opinião média dos entrevistados, segundo a Intel, é de que apenas um computador no lar não é o suficiente.

Segundo o estudo da Intel, 47% dos entrevistados apontaram que sua próxima compra de eletroeletrônico deve ser um desktop, notebook ou netbook, tornando o computador o aparelho mais desejado pelo consumidor brasileiro, à frente da TV LCD (16%) ou do celular com câmera e música (8%).

Já os dispositivos móveis continuam com baixa penetração entre os brasileiros, tanto para a posse quanto para o desejo de aquisição. Menos de 1% dos entrevistados possuíam um tablet, ante 2% para o smartphone, e apenas 1% demonstrou interesse em adquirir um dos dois aparelhos nos próximos 12 meses.

“O computador continua sendo a principal forma de acesso a Internet e ferramenta insubstituível no dia-a-dia das pessoas. Embora esperemos um enorme crescimento no número de dispositivos pessoais de acesso a Internet, o que percebemos é que estas tecnologias são complementares, e não substitutas do PC”, disse Cássio Tietê, diretor da Marketing da Intel Brasil, em comunicado da companhia.

A pesquisa foi realizada em 16 regiões metropolitanas, que incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Votorantim, Curitiba Porto Alegre, Balneário Camboriú, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Salvador, Recife, Petrolina, Sobral e Belém. De acordo com o comunicado da Intel, as cidades equivalem a 35% da população brasileira e cerca de 50% do PIB nacional.

{jcomments on}