Ning anuncia pacotes pagos e vai interromper serviço gratuito

Anunciada hoje, a política de passar a oferecer o serviço de criação de redes sociais mediante pagamento visa dar retorno aos investidores da empresa.

04/05/2010






O serviço Ning, que permite a qualquer usuário de internet criar sua própria rede social, deixará de ser gratuito a partir de julho, quando a empresa que o oferece passa a trabalhar com planos pagos. Quando esses planos forem lançados, os usuários gratuitos terão 30 dias para migrar para uma das três alternativas a serem oferecidas. No Brasil, exemplos de comunidades que usam o Ning são a Escola de Redes, a Raio Brasil (rede de lan houses), a Gemas da Terra, rede de telecentros rurais e a rede do Movimento Marina Silva Presidente.

Há dois dias, @augustodefranco, da Escola de Redes, já reclamava, no Twitter, das consequências da nova política. “O Ning começou a colocar um tipo de propaganda com flash que dificulta a navegação: o site para a toda hora para o banner animado carregar”, escreveu ele.

Quando anunciou, em 16 de abril, que passaria a cobrar pelo serviço, Jason Rosenthal, presidente da empresa há três meses, publicou no Ning Blog que as dezenas de milhares de usuários dos serviços hoje pagos representam mais de 75% do tráfego gerado pela empresa.

Pacotes pagos
A mais barata será o Ning Mini, a US$ 2,95 por mês (ou US$ 19,95 ao ano), indicado para criar redes em salas de aula e pequenos grupo. O Ning Mini vai oferecer um conjunto básico de recursos para redes de até 150 participantes. De acordo com informações publicadas hoje, uma empresa ligada à área de Educação se ofereceu para patrocinar o uso do Ning Mini para educadores do ensino primário e secundário, mas a empresa não publicou maiores informações sobre isso.

O Ning Plus, a segunda alternativa; (US$ 19,95 por mês ou US$ 199,00 ao ano) vai oferecer um conjunto maior de ferramentas e recursos, incluindo todas as atuais ferramentas do Ning com exceção das usadas para uploads de video e música. Esse plano traz a possibilidade de a rede publicar seus próprios anúncios, usar seu próprio domínio e remover os links promocionais do Ning (os tais banners animados que demoram pra carregar).

O Ning Pro vai custar US$ 49,95 por mês e é recomendado pela empresa para desenvolvedores que quiserem criar redes sociais com amplos recursos, integração e suporte. Inclui todos os recursos do Ning, a possibilidade de publicar seus próprios anúncios, usar seu próprio domínio, retirar os anúncios promocionais do Ning, armazenamento adicional, capacidade de banda e suporte premium. O preço anual será de US$ 499,95 e os usuários do Ning Pro vão poder realizar upgrade para a API de acesso a ser lançada pela empresa em breve e video em alta definição.

Retorno
Criado há dois anos e com pelo menos 1 milhão de comunidades estabelecidas (de acordo com último número atualizado, publicou a Info Exame em abril), o Ning enfrenta grave crise financeira. Desde sua criação, recebeu US$ 120 milhões em investimentos de capital de risco. Agora, os investidores querem retorno.