Da redação
22/05/2013 – Já pode ser conferida na íntegra a edição 91 da revista ARede, agora com periodicidade bimestral. Na matéria de capa, trazemos os casos de cidades e estados que acreditam no WiFi como feramenta de inclusão digital, e distribuem sinal para acesso à internet sem fio sem custo algum para o cidadão. Conversamos com especialistas, que dão orientações do que o gestor público deve fazer para um projeto destes acontecer.
A entrevista da edição é com a ativista Beá Tibiriçá, que reitera a necessidade de projetos de inclusão digital e como, neste tempo em que todos têm ou podem vir a ter um smartphone, os telecentros precisam ser repensados, mas de forma alguma, abandonados.
Também contamos a história da Fundação Sergio Contente, de São Paulo, e suas iniciativas para promover a inclusão digital de idosos e jovens carentes. Já em Santa Cruz de Cabrália (BA), jovens criam aplicativos móveis que são testados e usados pela comunidade. Ainda na Bahia, mostramos o Projeto Dois de Julho, que usa a educomunicação para resgatar a História baiana.
Na área da educomunicação, também, fizemos uma parceria com a galera do jornal Comunidade em Ação, projeto de realizado por adolescentes de Paraisópolis, pelo Programa Einstein na Comunicade. Eles colaboraram definindo a pauta, escrevendo o texto, fazendo as fotos e com pitacos no resultado final da reportagem.
O Prêmio ARede 2013 está chegando. Por isso, se você tem projetos de inclusão sociodigital, não perca tempo e veja como se inscrever. São diversas categorias para setor público, terceiro setor e iniciativa privada.
Em nossa seção Fotografite, Leandro Lima mostra seu trabalho. Ele organiza o projeto Fotografando a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ). Em nossa coluna Raitéqui, Alexandre Hannud Abdo comenta a trajetória do Creative Commons e como, atualmente, a licença livre temo potencial transformador mais impactante se usada na forma CompartilhaIgual, adotada a partir de maio por ARede. Na coluna Opinião, André Luís Bordignon faz um breve balanço do Fórum de Cultura Digital de Campinas e como a internet vêm ganhando poder de influência sobre a política.
Isso sem falar das seções que não podem faltar todo mês: Clique Aqui, com sites e leituras interessantes, Raitéqui, com as novidades em tecnologia que vão impactar nossas vidas, e Hipernovas, em que trazemos as notícias mais importantes do mês sobre a web.
Tudo para ler! Compartilhe os textos favoritos no Face, Twitter, Google+ ou onde mais quiser, comente, mande dicas, sugestões – e tenha uma boa leitura!