Novo operador do Gesac já toca o programa

01/09/2014 - Projeto prevê até 31 mil pontos de acesso em localidades remotas até 2018.

Da redação, com assessoria de imprensa

01/09/2014 – O programa Gesac, que promove o acesso à internet gratuita principalmente em localidades isoladas, passou a ser operado nesta semana pelo consórcio de empresas vencedoras do pregão realizado no final de 2013. Com isso, foi realizada uma migração que atingiu 4,8 mil pontos de acesso em todo o país.

O novo contrato, com duração de 4 anos, prevê a instalação de 18 mil pontos de conexão, mas pode ser ampliado. “Podemos expandir as contratações e chegar a 31 mil pontos”, destaca o diretor de Infraestrutura para Inclusão Digital do Minicom, Américo Bernardes. O consórcio é composto por Oi e Embratel.

Essas conexões vão atender telecentros, postos de fronteira, comunidades indígenas e quilombolas isoladas. Em escolas rurais, serão 3 mil pontos de conexão. Com a adesão do Ministério da Saúde, 10 mil unidades básicas de saúde também passarão a ter acesso à rede mundial de computadores por meio do programa.

Criado em 2003, o programa Gesac garante o acesso gratuito à internet com conexões via satélite e também por conexões terrestres. As regiões Norte e Nordeste concentram 75% dos pontos ofertados. Pelo menos 1 milhão de brasileiros são beneficiados pelo programa.