21/08/09 – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) ampliou seu leque de parcerias, com a aprovação de 14 instituições de ensino superior públicas (IES) para oferta de cursos em polos do Sistema UAB e com a permissão para implementação de 163 polos de apoio presencial.
As novas unidades foram incluídas por meio de duas portarias publicadas no dia 19 de agosto no Diário Oficial da União. A Portaria nº 802 permite a implantação de 135 polos, referente às ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), bem como a aprovação de IES públicas para oferta de cursos em polos do Sistema UAB. Já a Portaria nº 803 implementa o Sistema UAB com polos de apoio presencial oriundos do Programa Pró-Licenciatura, em 28 municípios.
A região que terá a maior quantidade de polos implementada é a região Nordeste, com um acréscimo de 75 unidades. Em seguida vem a Norte, com 30 a mais; Centro-Oeste, com 29; Sul, com 26; e Sudeste, que contará com três novos polos.
As instituições de ensino superior, entre federais e estaduais, estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste, com exceção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso, e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O Sistema UAB passará a ter, com essas novas parcerias, 723 polos de apoio presencial e 88 instituições de ensino superior vinculadas. A consulta de polos pode ser feita no site da UAB.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para oferecer cursos de educação a distância.
A UAB não é uma universidade, mas articula escolas já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos. Veja matéria sobre educação à distância na revista ARede. (Com informações da assessoria de imprensa)