Nycolas Sarkozy pirateia DVDs em massa

Serviço Audiovisual da Presidência francesa faz 400 cópias ilegais de documentário sobre o presidente Sarkozy. É a segunda vez que Sarkozy se envolve na violação de direitos autorais.

08/10/09 – O serviço de audiovisual do Palácio Eliseu, a presidência da França, fez 400 cópias não autorizadas do documentário “A visage découvert”: Nicolas Sarkozy”, um filme sobre o presidente francês. A Galaxie Press, produtora do documentário, havia entregue 50 cópias do filme à presidência. Além de fazer as cópias não autorizadas, os assessores de Sarkozy modificaram a capa do DVD, substituindo o nome e o logo da produtora por “Serviço audiovisual da Presidência da República”. A informação foi publicada pelo jornal satírico francês “Le Canard Enchaîné“ e reproduzida em vários sites no exterior e no Brasil.

Não deixa de ser irônico ver o presidente francês, que defendeu e conseguiu a aprovação da Lei Hadopi, para reprimir o compartilhamento de arquivos pela internet, envolvido com a quebra de direitos autorais. E esta é a segunda vez que isso acontece: durante a discussão da Lei Hadopi, a dupla americana MGMT recebeu, do partido de Sarkozy, 30 mil euros como compensação por ter suas músicas tocadas, sem autorização, em comícios — o pagamento foi resultado de um acordo judicial. Se for punido de acordo com sua própria lei, Sarkozy perde a conexão à internet, caso infrinja direitos autorais pela terceira vez? É a pergunta que não quer calar, escrevem vários internautas.