Projeto QualiPSo cria dois centros de competência na USP. Áurea Lopes
Uma iniciativa internacional para melhoria do software livre montou base no Brasil. Idealizado em 2005 pela União Européia, o Projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software, na sigla em inglês), está formando uma rede mundial de centros de competência focados em qualidade de produtos open source.
O Brasil foi o primeiro país a colocar em operação um desses centros, em janeiro deste ano. O segundo foi a Espanha, onde o centro, com forte ênfase no setor de telecomunicações, é fruto de uma parceria entre a Telefônica e as universidades Rei Juan Carlos e Politécnica de Madri. A Alemanha implantou, em Berlim, o terceiro centro, vinculado ao instituto governamental de pesquisas Fokus, que recebe investimentos privados para desenvolvimento de projetos para empresas. Em 2009, deverão ser inaugurados ainda centros na Itália e na França; e, em 2010, na China.
A Universidade de São Paulo (USP) foi escolhida para abrigar os dois primeiros centros brasileiros — há previsões de mais um, na Bahia, sem data definida. Um desses centros, já em operação, fica no Instituto de Matemática e Estatística (IME). O outro, sediado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, na unidade de São Carlos, deverá começar a funcionar ainda no primeiro semestre.
“Há cinco anos, acalentamos o sonho de organizar um núcleo de software livre no para agregar os trabalhos isolados, como produções acadêmicas, palestras etc.”, revela o professor Fabio Kon, do IME. Esse sonho se concretizou com o QualiPSo, conta. Está sendo construído um prédio exclusivo para o centro, com financiamento de um dos parceiros brasileiros do projeto, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Serão instalados oito laboratórios e dez salas para pesquisadores. Cerca de 20 pesquisadores receberão do QualiPSo, por dois anos, bolsas para cursos de mestrado e de doutorado, em valores equivalentes aos das bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
pesquisadores receberão do QualiPSo bolsas de mestrado e de doutorado
Independente do espaço físico, o QualiPSo no Brasil já existe e tem endereço, na internet — o portal do IME. O professor Kon explica que o grupo do IME envolvido no projeto está articulando, estimulando e dando visibilidade ao conjunto de iniciativas de software livre projeto. O conceito do software livre, exemplifica, já vem sendo objeto de atenção nos cursos de graduação e de pós-graduação da USP. Agora, sob a coordenação do QualiPSo, serão incrementadas ações como: cursos livres e gratuitos, abertos à comunidade; eventos temáticos como a Semana da Mobilidade, com foco em plataformas abertas, realizada pelo IME em 2008; palestras; compartilhamento de produção didática de professores e de alunos; compartilhamento de programas desenvolvidos por alunos ou por voluntários.