Conexão Social – O Brasil inaugura rede de qualidade de software livre.

Projeto QualiPSo cria dois centros de competência na USP.


Projeto QualiPSo cria dois centros de competência na USP. Áurea Lopes

Uma iniciativa internacio­nal para melhoria do software livre montou base no Brasil. Idealizado em 2005 pela União Européia, o Projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software, na sigla em inglês), está formando uma rede mundial de centros de competência focados em qualidade de produtos open source.

O Brasil foi o primeiro país a colocar em operação um desses centros, em janeiro deste ano. O segundo foi a Espanha, onde o centro, com forte ênfase no setor de telecomunicações, é fruto de uma parceria entre a Telefônica e as universidades Rei Juan Carlos e Politécnica de Madri. A Alemanha implantou, em Berlim, o terceiro centro, vinculado ao instituto governamental de pesquisas Fokus, que recebe investimentos privados para desenvolvimento de projetos para empresas. Em 2009, deverão ser inaugurados ainda centros na Itália e na França; e, em 2010, na China.

A Universidade de São Paulo (USP) foi escolhida para abrigar os dois primeiros centros brasileiros — há previsões de mais um, na Bahia, sem data definida. Um desses centros, já em operação, fica no Instituto de Matemática e Estatística (IME). O outro, sediado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, na unidade de São Carlos, deverá começar a funcionar ainda no primeiro semestre.

“Há cinco anos, acalentamos o sonho de organizar um núcleo de software livre no  para agregar os trabalhos isolados, como produções acadêmicas, palestras etc.”, revela o professor Fabio Kon, do IME. Esse sonho se concretizou com o QualiPSo, conta. Está sendo construído um prédio exclusivo para o centro, com financiamento de um dos par­ceiros brasileiros do projeto, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Serão instalados oito laboratórios e dez salas para pesquisadores. Cerca de 20 pesquisadores receberão do QualiPSo, por dois anos, bolsas para cursos de mestrado e de doutorado, em valores equivalentes aos das bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

pesquisadores receberão do QualiPSo bolsas de mestrado e de doutorado

Independente do espaço físico, o QualiPSo no Brasil já existe e tem endereço, na internet — o portal do IME. O professor Kon explica que o grupo do IME envolvido no projeto está articulando, estimulando e dando visibilidade ao conjunto de iniciativas de software livre projeto. O conceito do software livre, exemplifica, já vem sendo objeto de atenção nos cursos de graduação e de pós-graduação da USP. Agora, sob a coordenação do QualiPSo, serão incrementadas ações como: cursos livres e gratuitos, abertos à comunidade; eventos temáticos como a Semana da Mobilidade, com foco em plataformas abertas, realizada pelo IME em 2008; palestras; compartilhamento de produção didática de professores e de alunos; compartilhamento de programas desenvolvidos por alunos ou por voluntários.