O mapa da qualidade das cidades

Organizações sociais e governamentais podem ter acesso a dados que indicam o grau de satisfação dos cidadãos com diversos serviços públicos. Lançada hoje, plataforma Myfuncity registra opinião de usuários por meio de dispositivos móveis.

05/10/2011 – Uma plataforma que mapeia o grau de satisfação da população com os serviços públicos, em tempo real. Por meio de um dispositivo móvel (por enquanto, Iphone e Ipad) ou pela internet, o cidadão se cadastra (nome e -mail), é imediatamente georeferenciado, e acessa uma tela com diversas perguntas sobre qualidade de transporte, educação, segurança, saúde, entre outros temas. Ele registra sua avaliação em cada tópico, dentro de uma escala de 0 a 10, e pode postar um comentário. Se desejar, compartilha sua participação na pesquisa ou convida amigos a participar, por meio de redes sociais (Facebook e Orkut). Com mais um clique, recebe um relatório consolidado das votações feitas no raio de um quilômetro do local onde se encontra.

Todas informações coletadas vão formar uma massa crítica da opinião pública, valiosa para apontar problemas urbanos e orientar políticas públicas. Por isso, esse banco de dados poderá ser consultado por órgãos públicos, organizações sociais e órgãos de imprensa – igualmente mediante cadastro.

Esse é o desenho da rede Myfuncity Cidades Sustentáveis, lançada hoje no Brasil. No dia 19 de outubro, a rede será lançada nos Estados Unidos. Criada a partir do Movimento Mais Feliz, com desenvolvimento totalmente nacional e recursos privados, a plataforma será operada em parceria com a Rede Nossa São Paulo, que reúne 700 organizações sociais.

A API da plataforma será aberta, permitindo que desenvolvedores se apropriem da solução e criem aplicativos, utilizando os dados abertos da pesquisa, que serão licenciados em Creative Commons. “Trata-se de uma ferramenta de participação política, que pode gerar qualidade de vida e sustentabilidade para as cidades”, afirmou Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo.