Oi Futuro lança aplicativo que facilita a experiência de visitar os centros culturais do instituto

23/08 - App permite que o público programe visitas, além de fornecer conteúdo sobre a programação.

Da redação, com assessoria de imprensa

23/08/2013 – O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lançou um aplicativo que permite acompanhar a programação de seus três centros culturais (dois no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte). O aplicativo, que é gratuito, também fornece conteúdo sobre as ações do instituto nas áreas de sustentabilidade e educação.

Para maior praticidade, o usuário pode optar por ter seu perfil identificado pelo app, permanecendo conectado através de sua conta de email e personalizando-o com sua foto. Abas de acesso localizadas à direita trarão as opções “Rio de Janeiro” e “Belo Horizonte”. Ao serem clicadas, será revelada a programação em cada um dos estados. Nas seções “Sustentabilidade” e “Educação”, o usuário aprende sobre os programas desenvolvidos pelo Oi Futuro nessas áreas e os projetos apoiados ao longo dos 11 anos de atuação no cenário da responsabilidade social. A seção “Por Aí” mostra a diversidade de projetos e eventos acontecendo em todo o país, patrocinados por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O app do Oi Futuro também tem a opção de informações em inglês

Na seção “Sumário de eventos”, estarão disponíveis todos os eventos, de acordo com a seleção feita na home Page (Rio de Janeiro ou Belo Horizonte). Inicialmente, o conteúdo sobre os centros culturais do Flamengo e de Ipanema estará unificado, mas poderá ser filtrado se o usuário preferir. Cada atração será um botão que o levará diretamente para a página descritiva. Para melhor organização, tarjas separam as atrações por temas como artes visuais, artes cênicas, música etc. Uma busca mais específica também é possível, graças à barra de filtro, que dá ao usuário as opções “local”, “dia” ou “tema”. “O interessado em artes visuais, por exemplo, vai querer separar por ‘tema’, já o frequentador mais eclético, optará por ‘local’ e ainda há os que escolhem o que visitar, de acordo com suas agendas. Esses deverão preferir a opção ‘dia’”, define o diretor de Comunicação do Oi Futuro, Alexandre O’ Reilly, que desenhou o aplicativo junto à agência carioca Saravá. “Selecionando a data em que deseja visitar o centro cultural, o usuário poderá acessar todas as atrações que acontecem naquele dia”, completa.

A visualização do filtro é inteligente: ao escolher uma data/local/tema, a opção ficará fixa na barra do filtro para que o usuário seja sempre lembrado de quais os filtros está utilizando a cada visualização. O conteúdo será baseado no texto descritivo do evento, incluindo o serviço, com informações como classificação etária e preço. Além disso, o usuário terá a opção de marcar o evento selecionado na agenda, curtir e compartilhar. Ainda há a opção de agendar a atração, através da integração com a agenda do smartphone do usuário. Para a experiência ficar ainda mais completa, um link o enviará para o site do Ingresso Rápido, onde o usuário poderá comprar o ingresso para a atração escolhida.

“Nossa intenção é que visitar os centros culturais do Oi Futuro seja uma experiência tecnológica do início ao fim, desde a escolha das atrações que interessem mais ao usuário até a fruição das nossas exposições e espetáculos”, explica Rafael Oliva, diretor de Programas e Projetos da instituição.