Da redação
15/02/2013 – A Opera Software anunciou que seu navegador de internet atingiu a marca de 300 milhões de usuários. O número, porém, não é suficiente para elevar a posição no ranking dos mais usados. Segundo estatísticas de janeiro da empresa Awio, que desenvolve os medidores W3 de tráfego para sites, o Chrome continua líder (usado por 30% dos internautas), seguido de Internet Explorer (27,5%), Firefox (20%), Safari (14,8%), e Opera (2,3%).
Para aumentar sua participação, a Opera pretende migrar para a plataforma Webkit, otimizada para dispositivos móveis com sistema iOS e Android. “A engine WebKit já é muito boa, e temos como objetivo torná-la ainda melhor. Ele suporta os padrões mais populares e tem o desempenho que necessitamos”, diz o CTO da Opera Software, Hakon Wium Lie.
A empresa vai aprofundar a participação no desenvolvimento de outro navegador aberto, o Chromium, usado em computadores com sistemas operacionais baseados em Linux. “Faz mais sentido ter os nossos especialistas trabalhando com as comunidades open source para melhorar ainda mais o WebKit e o Chromium, em vez de desenvolver a nossa própria engine de renderização”, diz Lie.
“A Opera também está realizando testes com o WebKit em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, e muitos viram uma prévia, de codinome ICE, no mês passado. Como líder em inovação no segmento, estamos muito animados com o fato de o ICE ter tido uma recepção tão positiva. Nós forneceremos mais informações sobre o ICE e outros projetos em breve, mas nossos focos durante o Mobile World Congress serão o novo browser para Android e o Opera Web Pass”, diz Wium Lie.