Da redação
17/12/2012 – Começa a funcionar nesta terça-feira (18) a Infonf.edu, Rede Metropolitana de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. A rede tem infraestrutura óptica com 46 quilômetros de extensão que conecta, a 1 gigabit por segundo, cinco instituições de ensino e pesquisa do estado: Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
A ação faz parte das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Redecomep de Mariana e Ouro Preto permitirá às instituições participantes o desenvolvimento de pesquisas científicas colaborativas, em nível nacional e internacional, que exijam a troca de grande volume de dados. E também a utilização de serviços avançados de comunicação e colaboração com redução de gastos, como serviços de webconferência, telefonia VoIP, videoconferência. A rede mineira está conectada à rede operada pela RNP (a rede Ipê).
Foi investido R$ 1,1 milhão para a implantação da infraestrutura. Os recursos são do Finep, agência brasileira da inovação vinculada ao MCTI. A manutenção e operação da rede ficará a cargo das instituições integrantes. (Com assessoria de imprensa)