Do Tele.Síntese
16/04/2012 – O CPqD está colocando à disposição dos interessados, a partir de hoje (16), uma nova leva de aplicações e componentes de software para TV digital interativa baseada na plataforma Ginga – que em 2013 deverá equipar boa parte dos novos aparelhos de televisão comercializados no Brasil. As aplicações, que podem ser baixadas gratuitamente, foram desenvolvidas como parte do projeto Serviços Multiplataforma de TV Interativa (SMTVI), que conta com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), do Ministério das Comunicações.
O objetivo é contribuir para o fortalecimento da TV digital no país, por meio da oferta de novos serviços eletrônicos e aplicações interativas à população – e, ao mesmo tempo, estimular o uso desses serviços por pessoas não familiarizadas com as tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Para isso, o CPqD está colocando à disposição dos interessados não só as aplicações já desenvolvidas para o Ginga – com base nos padrões do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – como também os códigos dos programas, a documentação, manuais de instalação, ferramenta de autoria e, ainda, uma biblioteca de componentes de software destinada a facilitar o desenvolvimento de outras aplicações para TV interativa, utilizando conceitos de orientação a objetos.
A partir de hoje, estão disponíveis mais três aplicações, com os respectivos códigos e manuais:
– ProcuraEmprego – Facilita a busca de vagas de emprego no país. Por meio de um mapa, o usuário pode navegar pelas várias regiões e estados brasileiros até chegar a uma lista de profissões com vagas disponíveis.
– Notícias – Serviço que permite exibir na tela da TV digital interativa as últimas notícias, divididas por assuntos como economia, mundo, música, política, tecnologia, etc.
– Clima – Oferece informações sobre o tempo e as temperaturas (máxima e mínima) de uma cidade previamente selecionada.
Os aplicativos podem ser baixados no site do CPqD ou do Ministério das Comunicações. Na terceira fase do seu cronograma, programada para 15 de maio, o CPqD tornará disponíveis para download as demais aplicações e serviços para plataforma Ginga.
(Fonte: Assessoria de imprensa)
{jcomments on}