Pernambuco lança programa de inclusão digital

22/02 - Programa Conexão Cidadã pretende estimular investimento privado em infraestrutura de banda larga.

Da redação

22/02/2013 -Pernambuco vai incentivar o investimento de infraestrutura de banda larga a partir de programa de inclusão digital. O governador Eduardo Campos assinou ontem (21) decreto que institui o Programa de Inclusão Sociodigital – Conexão Cidadão, durante encontro com prefeitos do estado em Gravatá.

Segundo nota divulgada no site do governo, o objetivo da iniciativa é “estimular o investimento privado na implantação de infraestrutura de banda larga em todas as regiões do Estado, de modo a reduzir a lacuna de mercado, ofertando ambientes públicos e gratuitos de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação”.

A intenção do decreto é levar banda larga às sedes dos municípios com índice de desenvolvimento humano (IDH) inferior a 0,7 e aos núcleos urbanos da zona rural com mais de 1 mil habitantes.

Na primeira fase serão beneficiados 172 municípios que formarão uma rede de centros de inclusão sociodigital – a Rede de Espaços Conexão Cidadã – especialmente voltada para o atendimento dos pernambucanos residentes nas áreas socialmente vulneráveis, geograficamente afastadas e carentes de infraestrutura de banda larga. Orçado em cerca de R$ 20 milhões, a iniciativa deverá estar plenamente implantada em 12 meses.