Pesquisa mapeia uso de smartphones entre universitários

20/10 - Dados do levantamento feito pelo portal Passei Direto mostram que 75% dos jovens ficam conectados antes de dormir e, assim que acordam, 62,5% se conectam novamente.

20/10/2014 – A rede de estudos para alunos universitários Passei Direto, que conecta mais de 2 milhões de estudantes a conhecimentos acadêmicos de forma simples, gratuita e colaborativa, traz mais um levantamento sobre o comportamento desse grupo. Depois de ter revelado a relação dos alunos com os hábitos de estudos e o mercado de trabalho, agora aponta números relevantes sobre como utilizam seus smartphones.

“Decidimos fazer a pesquisa porque é um assunto bastante atual e relevante, devido à importância que os celulares ganharam na vida das pessoas, por sua versatilidade como veículo de informação e interação coletiva. Além disso, faltam fontes de dados secundários sobre este tema”, conta Rodrigo Salvador, gestor e um dos criadores da Rede.

Os dados da pesquisa foram coletados por um dos principais fornecedores mundiais de soluções de questionário pela web e depois analisados pela equipe do Passei Direto. Participaram da pesquisa 2.143 universitários de todo o país, entre julho e agosto deste ano.

Segundo o estudo, 94,5% dos estudantes universitários têm acesso à internet por celular e somente 5,2% deles não têm smartphone. Na preferência desses jovens, está o sistema Android com 68% de usuários, em seguida vem o Iphone com 17%. A maioria, 64%, prefere acessar aplicativos ao invés de sites e 86,6% afirmam usar aplicativos frequentemente.

A pesquisa confirma o que já vemos na prática: os usuários do smartphone não se separam de seus aparelhos. 75% dos jovens afirmaram que ficam conectados antes de dormir e, assim que acordam, 62,5% já estão conectados novamente. Quando se deslocam de um lugar ao outro, a conexão continua para 62,8% deles. Na faculdade, o mundo virtual também toma conta, 69,5% afirmam usar o smartphone durante o tempo livre na faculdade. E não para por aí, 29,5% admitem usar o smartphone até mesmo no banheiro.

As situações acadêmicas mais comuns em que os universitários usam o smartphone são: pesquisas online, visualização de fotos (fotos do quadro, do caderno, de exercícios) e visualização de arquivos PDF. Cada uma teve um percentual significativo de 87% na pesquisa. Outra situação ocorre minutos antes da prova, em que 58% dos universitários aproveitam e usam seus smartphones para tirar as últimas dúvidas. Por fim, é curioso o fato de que 61,5% dos universitários não recorrem ao smartphone para anotações de aula ou da matéria.

Para o armazenamento dos arquivos e conteúdos, 98% utilizam o computador, 85% salvam em pen drives, 82% em smartphones, 50,8% utilizam um dos principais sites de armazenamento e 31% guardam seus arquivos em tablets.

Dos estudantes que responderam à pesquisa 57,8% são mulheres, 42,2% são homens e 82,2% da amostra têm entre 18 e 21 anos de idade. A pesquisa contemplou estudantes universitários das áreas de humanas (48%), exatas (36%) e biomédicas (16%).

O Passei Direto é uma rede social de estudos para universitários gratuita e colaborativa. Tem como proposta conectar alunos e os seus conhecimentos. Com apenas dois anos no ar, o portal tem mais de 2 milhões de usuários. Por meio da rede, os estudnates podem tirar dúvidas, compartilhar materiais de estudo, trocar mensagens e receber oportunidades de estágios e empregos de grandes empresas. A rede tem ais de 300 mil arquivos em diversas disciplinas para serem compartilhados.