Da redação, com agências
20/05/2014 – Um grupo de pesquisadores da PUC-PR criou um programa de computador que monitora conversas em salas virtuais de bate-papo e envia alertas aos pais de crianças e adolescentes quando há indícios que a conversa terminará em tentativa de abuso sexual.
Os alertas são enviados quando o programa calcula alto risco de abuso acontecer. Um algoritimo identifica os estágios comuns do aliciamento. Os pais recebem informações, em tempo real, sobre a possibilidade de a conversa dos filhos ser nociva. Os pais podem, inclusive, permitir que o programa envie automáticamente o histórico das conversas para a polícia, caso as chances matemáticas de um abuso sexual for muito alta.
Por enquanto, o programa compreende apenas o idioma inglês, pois foi desenvolvido em torno da base da dados da fundação Perverted Justice, dos Estados Unidos, dedicada a combater a pedofilia no país. Mas o grupo já trabalha em uma versão em português. Para conseguir traduzir, precisa de acesso a registros de conversas em português. Os pesquisadores já solicitaram à Justiça acesso a arquivos de casos ocorridos no Brasil.
O software é resultado de pesquisa realizada pelo professor Altair Santin, da PUC, financiada pela Rede Marista de Solidariedade. Santin informou que busca parceiros para contribuir com a tradução. Uma vez desenvolvida, a versão nacional deve ser distribuída gratuitamente entre autoridades e usuários.