Inclusão Digital pacifica jovens no Piauí

A Fundação Banco do Brasil e o Movimento pela Paz na Periferia (MP3), em parceria com o governo do estado do Piauí, comemoram hoje, 27 de julho, o quinto ano do Programa de Inclusão Digital.

Iniciado em 2004, com a inauguração da Estação Digital de São Pedro, no bairro da periferia de Teresina, o programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil implantou até agora 263 estações. O parceiro desse projeto, o Movimento pela Paz na Periferia (MP3) trabalha, há cerca de 20 anos, com jovens de de Teresina, atuando para pacificar a convivência entre turmas belicosas, chamadas “gangues”. Usa a linguagem do hip hop, repertório comum dos organizadores do MP3 e dos jovens a que se dirige. Também busca alternativas de trabalho e renda para tirar as pessoas das ruas. O trabalho da MP3 começou com rodas semanais de break em uma praça central da capital Teresina, onde se reuniam jovens de diferentes bairros. A roda se estendeu à periferia, a pedido dos próprios jovens.

Este ano, comemora-se a inauguração da estação digital e também o primeiro passeio à praia intergangues — em que jovens de bairros inimigos compartilharam um ônibus para visitar, sem brigas, a praia, em Parnaíba. Muitos nunca haviam visto o mar. Por isso, era mais interessante controlar as velhas — e infundadas — rivalidades do que perder o passeio.

Ao ser escolhido para sediar a primeira Estação Digital do país, o MP3 teve que buscar uma sede. Até então, sua sede eram as praças onde se faziam as rodas. Com duas salas de informática — uma onde estão os 20 computadores da primeira Estação Digital e outra, a ser inaugurada hoje, com mais 20 máquinas com capacidade de rodar vídeo e áudio — a sede do MP3 tem quadra, sala de fisioterapia, e oferece aulas de skate, inglês, capoeira, grafite. Quinze funcionários fixos são pagos por parcerias, mas há muitos voluntários. A Estação Digital foi o estímulo para que o movimento criasse uma sede física. Hoje, o lugar é uma referência para os jovens dos bairros pobres de Teresina.