Piauí Digital expande oferta de banda larga

Já são 31 pontos na capital com serviço próprio de internet, que permite uma conexão de alta velocidade para os órgãos governamentais.

Do Guia de Cidades Digitais

19/08/2011

O Piauí avança em seu projeto de implementação de uma rede de banda larga de alta capacidade e qualidade em todo o Estado. Já são 31 pontos na capital com serviço próprio de internet, que permite uma conexão de alta velocidade para os órgãos governamentais. Com isso, é possível agilizar a prestação de serviço dentro dos órgãos públicos, prover zonas de acesso público à internet via wi-fi e atender espaços de inclusão digital.

Instituído no início do ano, o projeto Piauí Estado Digital foi viabilizado por meio de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Telebras e apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). A iniciativa deverá gerar economia significativa de recursos e melhorar o atendimento à população.

“Nosso objetivo é uniformizar o acesso aos serviços de dados no Estado, tanto em relação à qualidade, como aos custos para sua contratação”, explica Thiago Siqueira, diretor geral da ATI. A primeira etapa do projeto abrange 49 municípios, dos quais 43 possuirão Estações Piauí Digital. Esses espaços atuarão como centros de acesso à tecnologia da informação para a inclusão social, com orientadores treinados para prestar cursos de informática para a comunidade. O objetivo final é integrar os 224 municípios do Piauí, por meio de uma rede de comunicação híbrida de alta capacidade.

Facilidades para o cidadão

A economia de gastos do governo em banda larga deve chegar a 40% com o Piauí Digital. Antes do projeto, cada secretaria contratava seu próprio provedor, assim não havia uniformidade no serviço prestado. Com a rede própria, a conexão se torna constante, o que garante o atendimento adequado ao cidadão. “As reclamações dos usuários diminuíram bastante, pois a expedição de um documento passou a ser feita em cerca de 20 minutos”, diz Arcanja Viana, coordenadora de Implantação e Manutenção dos Centros de Atendimento ao Cidadão/Programa Espaço da Cidadania.

Estão conectadas à rede própria as seguintes secretarias de Estado: Segurança; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Administração; Justiça; Transportes; Saúde; Infraestrutura; Trabalho e Emprego; Turismo; Governo; Assistência Social e Cidadania; Inclusão da Pessoas com Deficiência; e Defesa Civil.

Outros órgãos também conectados são Corpo de Bombeiros; Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP); Plamta; Agência de Fomento; Instituto de Terras (Interpi); Delegacia Geral; Instituto de Identificação João de Deus Martins; Fundação de Esportes (Fundespi); Detran – Shopping Automall; Espaço Cidadão; Comando Geral da Polícia Militar; Maternidade Dona Evangelina Rosa; Sistel; Gabinete Militar; Iapep; Vice-governadoria; Palácio de Karnak; Fundação Cepro; e Junta Comercial. Enquanto o fornecimento de banda larga própria não chega aos demais municípios, o Governo irá utilizar serviços de empresas contratadas. {jcomments on}